A Nextel iniciou hoje (16) as operações com a rede 4G na cidade do Rio de Janeiro, onde, há menos de um ano lançou os serviços de 3G. Em comunicado, a companhia informa que o mercado de 4G é prioritário e que os serviços 4G começam no Rio com cobertura em 19 regiões.

Junto ao lançamento da nova rede, a Nextel desenhou um plano com um pacote de serviços e descontos para aquisição de aparelhos. O Plano Smart 400 oferece 4GB de franquia de dados, 400 minutos em ligações locais para qualquer operadora, SMS ilimitado, chamadas gratuitas à noite para qualquer operadora e roaming nacional, pelo valor de R$ 129,99.

“Elaboramos uma nova família de planos com preços imbatíveis que vão ao encontro da demanda dos consumidores que utilizam cada vez mais seus smartphones para trafegar na internet”, destaca George Dolce, vice-presidente de Marketing da Nextel.

No 4G a Nextel utilizará a frequência de 1,8 GHz, espectro que tem a vantagem de permitir um alcance maior de sinal por cada torre em comparação com a frequência de 2,5 GHz, utilizada pelas demais operadoras. Essa frequência permite a instalação de menos antenas para a transmissão do serviço gerando um menor custo operacional. Em São Paulo, a Nextel também lança a tecnologia 3G+, com velocidade três vezes mais rápida para transmissão de dados do que o 3G normal. (Fonte: assessoria de imprensa)