NeoTV se reestrutura para atender provedores


Tele.Síntese Análise 348 A associação NeoTV, que surgiu há 12 anos com o objetivo de negociar conteúdo em volume para os operadores alternativos e fazer frente, na época, à Globosat, disponível então apenas para Net e Sky, está mudando seu perfil. Uma das razões é atender à demanda dos pequenos provedores que, ao entrar no …

Tele.Síntese Análise 348

A associação NeoTV, que surgiu há 12 anos com o objetivo de negociar conteúdo em volume para os operadores alternativos e fazer frente, na época, à Globosat, disponível então apenas para Net e Sky, está mudando seu perfil. Uma das razões é atender à demanda dos pequenos provedores que, ao entrar no mercado de TV por assinatura, querem conteúdo adicional para oferecer serviços, como VOD.

“O mercado mudou e a Neo também”, comenta a diretora da NeoTV, Mariana Filizola. “Nosso core continua sendo a negociação de conteúdo, só que hoje não temos mais grandes grupos como sócios (fruto de consolidações no setor como a incorporação da TVA pela Telefônica). Por outro lado, um grande número de provedores locais tem se associado”, relata Mariana. Para dar uma referência na mudança de perfil da associação, ela conta que, em julho de 2011, eram 52 empresas associadas. Hoje, são mais de cem, sem falar nos 200 pedidos que aguardam na fila.

Segundo ela, a grande maioria dos que estão na fila é de provedores locais, que estão surpreendendo a associação pelas iniciativas de inovação e de qualidade na infraestrutura. “Eles querem complementar a oferta com o serviço de TV, mas dentro de uma nova mentalidade, com uma forma de pensar mais dinâmica, que exige mais conteúdo”, comenta a executiva. Em função desse novo perfil, a NeoTV está iniciando um movimento de renegociação com programadores para possibilitar a oferta de VOD para seus associados. “Como são operadores de internet, contam com a vantagem da banda. Nossa ideia é desenvolver nosso próprio Netflix, ou seja, os usuários não precisarão mais comprar conteúdo da Netflix, mas de nossa plataforma”.

Com um maior número de associados, a Neo também espera reduzir, até o final do ano, os preços pagos pelo conteúdo. Hoje, a negociação da NeoTV com os programadores assegura um custo 30% menor no conteúdo, em relação ao que é pago pelos operadores independentes. Mesmo assim, esse custo é 30% superior ao que os programadores cobram de um grande grupo. “Nossa ideia é que esse percentual caia até o final do ano”, prevê Mariana.

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