NEC lança rádio de ondas milimétricas para redes 5G


shutterstock_agsandrew_abstrata_rede_internetA NEC vai lançar, no MWC, congresso mundial de telefonia móvel, o iPASOLINK EX, um sistema de comunicação de rádio ultracompacto que atinge a capacidade de transmissão sem fio de 10 Gbps. Segundo a companhia, a tecnologia é compatível com a oferta serviços de alta velocidade em redes LTE-Advanced e a ainda indefinida 5G.

O novo produto adota o espectro de banda E (frequência de 71-86GHz) de ondas de rádio milimétricas, alcançando baixa latência e alta capacidade de transmissão de 10 Gbps em uma única banda, mais de três vezes maior que o modelo existente da NEC e dos demais disponíveis no mercado.

Quando combinado com a “solução de utilização de multibanda” da NEC, o novo produto pode entregar ainda mais capacidade de transmissão por envio de dados sobre as duas diferentes frequências, utilizando a banda-E e outras bandas de frequência, simultaneamente. Com o novo produto, as operadoras móveis podem efetivamente aumentar a capacidade de transmissão nas macros ou pequenas células do fronthaul para as Redes Radio Acesso Centralizado (C-RAN), afirma a empresa.

A funcionalidade de Modulação Adaptativa de largura de banda de rádio (AMBR) do novo produto permite o ajuste dinâmico de modulação e de comunicação de largura de banda de acordo com a aplicação particular, condições de tempo e distância do enlace. O equipamento é 30% menor do que o modelo anterior. Também está equipado com interfaces Ethernet 10 Gbps. (Com assessoria de imprensa)

Anterior Câmara aprova MP que autoriza bancos estatais a comprar empresas de TI
Próximos Anatel reduz valor de chamadas fixas da Oi para celular da Algar