NEC e Vivo concluem teste pré-comercial com clientes de CPE virtualizado


conexao-rede-ponto-luz-936x600A NEC Corporation anunciou hoje, 22, a conclusão da primeira fase de um teste pré-comercial da tecnologia de virtual Customer Premises Equipment (vCPE) voltada a usuários residenciais da rede da Telefônica Vivo. Este é o primeiro teste realizado com clientes residenciais ativos, com tecnologia implantada na rede comercial própria de uma operadora brasileira.

A arquitetura do vCPE transfere funções dos equipamentos na casa do cliente para a rede da operadora. Com isso, os diagnósticos e reparos de problemas podem ser feitos remotamente. O objetivo desse primeiro teste comercial é avaliar a eficiência e a flexibilidade da operação, além de acelerar sua disponibilização no mercado.

Em outubro de 2013, a Telefônica e a NEC foram as primeiras empresas a virtualizar gateways de banda larga de clientes. Esses gateways simplificados proporcionaram melhor conectividade básica, agindo como ponto de acesso, switch e modem. As demais funcionalidades, tais como roteador de IP (IPv4 e IPv6), Dynamic Host Configuration Protocol e Network Address Translation são disponibilizadas remotamente, rodando sobre funções virtualizadas (VNFs) em servidores comerciais off-the-shelf.

A partir da conclusão do teste, e de acordo com a avaliação dos resultados, as duas empresas esperam iniciar a implementação comercial do vCPE no Brasil, com implementações adicionais no Grupo Telefônica. A NEC e a sua subsidiária integral Netcracker também devem futuramente disponibilizar à Telefônica soluções SDN/NFV de ponta a ponta para ajudar a empresa a viabilizar seus projetos de virtualização. (Com assessoria de imprensa)

Anterior Ministro do Planejamento defende fim dos bens reversíveis da Oi
Próximos BB tem 40 mil downloads de versão beta de app de celular