NEC desenvolve antena multielemento para estações-bases 5G


A NEC apresentou no Mobile World Congress 2016, evento que acontece em Barcelona, Espanha, nesta semana, o protótipo do novo Sistema de Antena Ativa Multielemento de Tamanho A4 (AAS) para estações rádiobase “small cell” 5G.

O sistema, compatível com bandas SHF-baixa (frequências entre 3GHz e 6GHz), combina em um único equipamento compacto a antena, componentes de rádio frequência dispostos em uma placa de circuitos impressa em alta densidade, circuito integrado formado por um circuito de alta frequência de rádio e um circuito digital.

O AAS permite operação de antena direcional totalmente digitalizada e pré-codificação MIMO (múltiplas entradas e saídas), o que aprimora a precisão da formação de feixes de ondas com alta eficiência espectral, mesmo quando os usuários se movimentam ou apresentam distribuição assimétrica dentro da célula. Segundo a companhia, se associada às tecnologias de multiplexação espacial da NEC, o AAS pode atingir taxas de processamento por célula pelo menos dez vezes maiores que as estações-bases LTE convencionais. O novo AAS está em teste pela a operadora japonesa NTT DOCOMO. (Com assessoria de imprensa)

Anterior Telefónica fecha contratos com Ericsson e Nokia
Próximos Academia quer derrubar veto ao marco legal de C&T