Na UE, vídeo para celulares via satélite


O departamento de telecomunicações da Agência Espacial Européia  (ESA, em inglês) anunciou que apoiará o desenvolvimento de tecnologias que capacitará sistemas de satélites a transmitir conteúdos multimídia e dados para aparelhos celulares. A ESA acredita que o desenvolvimento de serviços de vídeo-móvel por meio de satélites pode ser uma tecnologia alternativa ou complementar às redes …

O departamento de telecomunicações da Agência Espacial Européia  (ESA, em inglês) anunciou que apoiará o desenvolvimento de tecnologias que capacitará sistemas de satélites a transmitir conteúdos multimídia e dados para aparelhos celulares.

A ESA acredita que o desenvolvimento de serviços de vídeo-móvel por meio de satélites pode ser uma tecnologia alternativa ou complementar às redes baseadas em torres, trazendo o benefício de cobertura universal para os provedores de conteúdo e operadores sem fio. O sistema proposto pela ESA vai empregar um misto de satélites e repetidores terrestres.

A ESA afirmou que apoia a indústria européia no desenvolvimento desta tecnologia, avaliando que o sistema terá fácil integração com aparelhos celulares. A agência também colocou a disposição sua infraestrutura de satélites para testes do sistema.

A Eutelsat Communications e a SES Global, duas operadoras internacionais de satélites, firmaram parceria para investir na primeira infraestrutura da banda S para trasmissão de vídeo, rádio e dados para dispositivos móveis. Eutelsat espera lançar os serviços no começo de 2009. (Da Redação, com noticiário internacional)

Anterior Rádio Digital: comitê pode decidir padrão esta semana.
Próximos Contax: queda de 66% no lucro líquido do 2T07