Na Índia, um centro de P&D Alcatel para WiMAX IEEE 802.16e-2005.


A fabricante e o C-DOT, centro de desenvolvimento de tecnologia de telecomunicações do governo da Índia, anunciaram hoje, 8 de novembro, a inauguração oficial do "WiMAX reality center", em Chennai (Índia). Segundo a Alcatel, esse é o primeiro laboratório de grande porte inteiramente dedicado à tecnologia WiMAX no padrão IEEE 802.16e-2005 do país, e que …

A fabricante e o C-DOT, centro de desenvolvimento de tecnologia de telecomunicações do governo da Índia, anunciaram hoje, 8 de novembro, a inauguração oficial do "WiMAX reality center", em Chennai (Índia). Segundo a Alcatel, esse é o primeiro laboratório de grande porte inteiramente dedicado à tecnologia WiMAX no padrão IEEE 802.16e-2005 do país, e que está hospedado no C-DOT, centro de P&D de banda larga sem fio de propriedade da Alcatel (51%) e do governo indiano (49%).

O laboratório WiMAX reunirá especialistas de todo o país para testar e construir soluções customizadas pré-integradas. Servirá, também, como vitrine de soluções de acesso wireless banda larga para as regiões rural, urbana e suburbana da Índia, e justo no momento em que o órgão regulador do país –TRAI – acaba de recomendar ao Ministério das Telecomunicações a alocação de freqüências para o WiMAX.

O centro de pesquisa C- DOT foi implantado há um ano para projetar e desenvolver produtos prontos para fabricação, assim como modelos de referência adequados aos padrões do WiMAX Fórum. Sua estratégia é sugerir soluções fim-a-fim como equipamentos WiMAX de usuário (CPEs) de baixo custo, apropriados às necessidades da Índia e de outros mercados emergentes, assim como oferecer soluções WiMAX de infra-estrutura customizadas para redes existentes.

O centro WiMAX está equipados com uma arquitetura completa que inclui estações base, controles de acesso WiMAX (WACs) e equipamentos de usuário que demonstram o padrão WiMAX IEEE 802.16e- 2005 e suas aplicações residenciais e de negócios, com VoIP, acesso à internet em alta velocidade e aplicações multimídia como IPTV, TV móvel e vídeo streaming.

(Fonte: assessoria de imprensa, Alcatel)

Anterior Embrapar: ainda falta o sim da Anatel para o fechamento do capital.
Próximos Lucent amplia portifólio com repetidores Cellvine