Municípios do interior do Amazonas terão internet via satélite


Até 2010, 61 municípios do interior do Amazonas deverão estar conectados à internet, por sinal via satélite, transmitido na maior parte da área de cobertura por tecnologia WiMAX e complemtarmente por Wi-Fi. Para a implantação do projeto Amazonas Digital, o governo do Estado, por meio da Prodam (Empresa de Processamento de Dados do Estado), firmou …

Até 2010, 61 municípios do interior do Amazonas deverão estar conectados à internet, por sinal via satélite, transmitido na maior parte da área de cobertura por tecnologia WiMAX e complemtarmente por Wi-Fi. Para a implantação do projeto Amazonas Digital, o governo do Estado, por meio da Prodam (Empresa de Processamento de Dados do Estado), firmou um contrato com a Hughes, que venceu a licitação para fornecer equipamentos e fazer a operação e manutenção do serviço.

Cada cidade receberá uma infra-estrutura que inclui rede wireless conectando os órgãos públicos, um telecentro com dez computadores (a ser instalado pelo próprio município) e hotspot. A transmissão será feita por uma banda C de conexão satelial, na faixa de freqüência não-licenciada de 5,4 GHz a 5,8 GHz.

Segundo o diretor de marketing da Hughes, Rafael Guimarães, a empresa tem prazo de 90 dias para implantar o sistema em quatro municípios pilotos. A primeira fase, com o total de 15 cidades atendidas, deve estar concluída até o primeiro semestre de 2009. O contrato da empresa com a Prodam tem duração de 36 meses, podendo ser ampliado para outros 60 meses. O investimento total do projeto é de R$ 51 milhões. De acordo com o governador Eduardo Braga, o invetsimento será feito com recursos próprios do Estado.

Educação

A Hughes já fornece serviços para a Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc). Chamado de Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica e implantado desde julho de 2007, o programa consiste na transmissão por satélite de aulas de professores diretamente de um estúdio em Manaus para as regiões mais remotas do Estado. Já foram atendidos mais de 17 mil alunos. A participação do governador Eduardo Braga na entrevista para o anúncio do acordo foi transmitida via satélite a partir deste estúdio.

 

Anterior Acordo amplia ação do Projeto ForSoft para mais 10 mil jovens
Próximos CPM Braxis tem novo diretor de Arquitetura de Sistemas