Município gaúcho quer fibra em 100% das residências


O governo municipal de Lagoa dos Três Cantos (RS) assinou contrato nesta quinta-feira (5) dando início à primeira etapa de seu projeto de cidade digital, que visa integrar todos os 1.600 habitantes do município à rede de fibra óptica a um custo total de R$ 1 milhão. O contrato de de R$ 310 mil foi firmado com as empresas Parks Comunicações Digitais e Teracom Telemática, que fornecerão equipamentos e software com tecnologia nacional para a implantação da rede de banda larga da cidade.

 

A primeira etapa do projeto interligará os pontos públicos da cidade e do primeiro distrito do município, a 10 km do centro, para preparar as escolas da cidade para o programa federal PROUCA (Um Computador por Aluno). Eventualmente, o município pretende levar internet banda larga com fibra óptica, utilizando tecnologia GPON da Parks, aos pontos de acesso corporativo e a todas as residências da cidade, tanto no centro quanto na periferia.

 

O município do norte gaúcho, que fica a cerca de 300 km da capital Porto Alegre, foi o primeiro colocado no edital para projetos de inclusão digital do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação. (Da redação, com assessoria de imprensa)

Anterior Justiça reafirma competência da Anatel para disciplinar concorrência no setor
Próximos Justiça proíbe importação do set top box que pirateia sinal de TV paga