MPDFT fará audiência pública sobre uso de reconhecimento facial


Por : Pixabay

O uso de ferramentas de reconhecimento facial por parte de empresas e governos será tema de audiência pública convocada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, MPDFT. O evento é organizado pela Unidade Especial de Proteção de Dados e Inteligência Artificial do MPDFT (Espec) e acontecerá na sede da instituição, em Brasília, dia 16 de abril, às 9h.

A audiência é aberta à participação do público. O MPDFT vai convidar representantes da sociedade civil organizada, representantes de setores empresariais que usam ferramentas de reconhecimento facial, de instituições públicas e do setor acadêmico. A expectativa é contar com as presenças do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), do Instituto Brasileiro de Direito Público, Polícia Federal, Receita Federal, Serpro e Denatran, além das empresas Certisign, CredDefense e Acesso Digital.

Segundo o promotor de Justiça Frederico Meinberg, coordenador da Espec, a expectativa é que a audiência fomente o debate sobre os benefícios e os riscos à privacidade, decorrentes do uso massificado da tecnologia de reconhecimento facial. “A participação da população e de todos os setores que se beneficiem dessa tecnologia é de extrema importância para respaldar futuras decisões dos órgãos reguladores”, explica.

Quem quiser participar como debatedor deverá enviar e-mail para dados@mpdft.mp.br. No pedido, é preciso apresentar a justificativa e informar o setor que representa. O edital de convocação será publicado na próxima semana, no site do MPDFT.(Com assessoria de imprensa)

 

Anterior Deputados americanos pedem adiamento de leilão 5G
Próximos Tanure aumenta participação no controlador português da Oi