Mozilla acusa Microsoft de dificultar escolha do navegador no Windows 10


A Fundação Mozilla, responsável pelo navegador web Firefox, divulgou uma carta criticando a forma como o Windows 10 gerencia as definições de software padrão ao migrar para o novo sistema. O documento, assinado por Chris Beard, CEO da fundação, comenta a falta de opções que o novo sistema operacional traz para escolha do navegador de internet.

“O design de toda a experiência de upgrade e as APIs das configurações padrão foram alteradas para tornar isso [manutenção dos padrões definidos anteriormente] menos óbvio e mais difícil”, dispara Beard. De acordo com ele, agora é necessário mais do que o dobro de número de cliques, “rolar através de conteúdos e alguma sofisticação técnica para as pessoas reafirmarem as escolhas que tinham feito previamente em versões anteriores do Windows. É confuso, difícil de navegar e fácil de se perder”, acusa.

Beard diz ainda que procurou a Microsoft diversas vezes tentar debater o assunto, mas foi ignorado. E conclui: “Nós pedimos fortemente que você reconsidere sua tática de negócios nesse caso e, mais uma vez, respeite o direito de escolha das pessoas e o controle de suas experiências online, tornando mais fácil, óbvio e intuitivo para as pessoas manter as escolhas que eles já fizeram por meio deste upgrade”, dirigindo-se ao CEO da Microsoft, Satya Nadella. O Windows 10 foi lançado ontem pela Microsoft, em 190 países, inclusive no Brasil.

Anterior Anatel ignora pressão da OMC e aprova regra para preferência à tecnologia nacional
Próximos MiniCom não escapa de novo corte orçamentário