Movile capta R$ 125 milhões em nova rodada de investimentos


A Movile, desenvolvedora de aplicativos e de soluções de comércio móvel na América Latina, acaba de receber novo investimento. Liderado pela Naspers, parceira estratégica e principal acionista da Movile desde 2008, o aporte de R$ 125 milhões será destinado, principalmente, à aceleração dos negócios da empresa no setor de O2O (Online to Offline) – configurado por transações que têm início no universo online e são finalizadas com o recebimento de produtos ou serviços no mundo físico. O grupo Naspers tem investimentos, no Brasil, também o Grupo Abril e no Buscapé.

Com o investimento, a companhia pretende, além de apostar em outras verticais do segmento O2O, solidificar os negócios nos quais investiu no ano passado, como iFood (delivery de comida), Apontador (busca e avaliações de negócios locais), Maplink (geolocalização) e CinePapaya (venda de tickets online). Segundo a empresa, desde a aquisição, essas empresas tiveram rápido crescimento – o percentual de pedidos feitos pelo iFood, por exemplo, aumentou 300% entre janeiro e agosto de 2014, tornando a empresa líder do mercado na América Latina e responsável pela fatia de 80% do segmento no Brasil.

Parte do aporte será utilizada também para ampliar a atuação do PlayKids, aplicativo com foco em crianças de até 5 anos e cujos conteúdos educacional e de entretenimento procuram contribuir para que o primeiro contato das crianças com a tecnologia seja saudável. No ano passado, o aplicativo conquistou o título de aplicativo número um em faturamento global no segmento infantil e, em dezembro de 2014, entrou no mercado chinês, onde nove dos dez aplicativos mais rentáveis para iOS são desenvolvidos internamente.

“Este investimento sinaliza nosso crescimento na América Latina e também em outras regiões. Após nos estabelecermos como líderes de mercado no Brasil, por meio de uma variedade de verticais do comércio móvel, entramos agressivamente em outros novos mercados e adotamos o principal mote do Vale do Silício, que é agir e se adaptar rapidamente. O resultado disso é que nossos produtos têm sido posicionados para um crescimento global”, afirma Fabricio Bloisi, CEO e fundador da Movile.

O aporte coincide com o notável crescimento do comércio mobile em todo o mundo. Segundo o grupo financeiro Goldman Sachs, as vendas por meio de aparelhos móveis devem atingir US$ 626 bilhões até 2018. Além disso, mais de 535 milhões de consumidores em todo o mundo fizeram pelo menos uma compra utilizando algum aparelho móvel. Em 2014, mais de 535 milhões de consumidores fizeram compras por meio de aparelhos celulares ou tablets. Na América Latina, a penetração brasileira na internet móvel cresceu 244%, enquanto o comércio móvel dobrou sua participação no mercado em relação a 2013.

Anterior União Europeia confirma processo antitruste contra Google
Próximos Novo smartphone da Huawei tem segunda tela opcional