Motorola: nas vendas, o design do celular é “matador”.


Com motes diversos, os principais executivos da Motorola e da Nokia, as duas maiores fabricantes mundiais de terminais móveis, e grandes concorrentes,  delinearam as tendências do mercado de aparelhos celulares em 2007, e para frente, no Consumer Electronics Show (Las Vegas, 8 a 11 de janeiro). Ed Zander, presidente e CEO da Motorola, e Olli-Pella …

Com motes diversos, os principais executivos da Motorola e da Nokia, as duas maiores fabricantes mundiais de terminais móveis, e grandes concorrentes,  delinearam as tendências do mercado de aparelhos celulares em 2007, e para frente, no Consumer Electronics Show (Las Vegas, 8 a 11 de janeiro). Ed Zander, presidente e CEO da Motorola, e Olli-Pella Kallasvuo, presidente e CEO da Nokia, destacaram a supremacia da mobilidade, que estará no centro da evolução da internet.

Henrique de Freitas, gerente de produtos da Motorola do Brasil, disse que, para 2007, em matéria de lançamentos, não há uma política pré-determinada para os locais de estréia de produtos. Isso depende do termômetro dos mercados locais, explicou ele. Assim, por exemplo, o MPX 220 há 2,5 anos foi lançado primeiro no Brasil.

Smart phones

O gerente destacou a importância do design dos aparelhos, em especial os metalizados com acabamento em vidro duro e coloração com cobalto ou magnésio. “São linhas com acabamento diferenciado. Antes, os telefones nem eram pintados”, lembra. Apontou para os modelos finos, agora mais estreitos, além, naturalmente, das novas funções incorporadas, entre elas câmaras e música, sem falar nos telefones inteligentes como o A1200i, sobre Linux e que roda Java.

“No segundo semestre deste ano, teremos dois ou três lançamentos, no mesmo nível do V3, com choque em design semelhante”, adianta Freitas. Esse aparelho foi um dos hits Motorola em 2006, com câmara, MP3, função ringtones, e “design matador, para ser copiado”, diz ele. No início, pelo preço, o handset era hi-end, virou midi, quando, no pré-pago, o preço recuou de R$ 899,00 para R$ 599,00.

Anterior PAC incluirá estímulos para semicondutores e equipamentos de TV digital
Próximos Nokia: a câmara é essencial para o sucesso.