Morre César Alierta, ex-presidente do grupo Telefónica

Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, emite nota de pesar por Alierta, responsável pela compra total da Vivo pelo grupo espanhol Telefónica

Morreu nesta quarta-feira, 10, em Zaragoza, na Espanha, o ex-presidente do grupo Telefónica, César Alierta. O executivo tinha 78 anos. O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva emitiu nota de pesar, na qual diz ter sido amigo do executivo.

“César Alierta Izuel foi um grande empresário espanhol, que além da grande relevância na Espanha, teve papel muito importante nos investimentos estrangeiros no Brasil, acreditando no desenvolvimento do nosso país e impulsionando a economia brasileira. Foi um amigo e alguém que aprendi a respeitar cada vez mais nos nossos contatos ao longo dos anos. Tivemos nosso último encontro em novembro de 2021, em Madri. Meus sentimentos aos familiares e amigos de César Alierta”, escreveu em registro oficial.

Alierta foi um dos artífices da aquisição total da Brasilcel (a Vivo) no Brasil. À época, 2010, a Telefónica, sob sua batuta, comprou 50% da operadora brasileira que estavam nas mãos da Portugal Telecom por € 7,5 bilhões, um movimento visionário. A Portugal Telecom compraria, com o dinheiro recebido, fatia da Oi, já operadora nacional e fundida à Brasil Telecom -, e que em 2016 entraria em recuperação judicial, na qual permanece desde então.

Considerado na Espanha um dos maiores executivos da história, Alierta dirigiu o grupo Telefónica de 2000 a 2016, tornando-o uma das principais multinacionais do país. Cedeu o posto para o atual presidente José María Álvarez-Pallete López, que também lamentou a morte: “É um dia triste para a família Telefónica. Somos todos herdeiros do imenso legado deixado por César Alierta, um homem corajoso, apaixonado, inteligentes, com o coração sempre aberto. Sua intuição e visão de futuro o levaram sempre a mudar o mundo para a melhor”.

Além da Telefónica, Alierta esteve no conselho da China Unicom. Nos últimos anos, integrante da Fundação Telefónica e da Fundação ProFuturo, trabalhava pela inclusão digital e a modernização da educação.

Em nota, as entidades Conexis Brasil Digital, Telebrasil, Febratel e ConTIC lamentam a perda de César Alierta Izuel e expressam “condolências aos familiares e amigos e agradecem ao trabalho feito por Alierta durante toda a vida em favor das telecomunicações e da inclusão digital”.

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4099