MMDS do México também perde a faixa de 2,5 GHz para a banda larga móvel


 

A Secretaria de Comunicação e Transportes do México (SCT) anunciou esta semana a retomada de um pedaço da faixa de 2,5 GHz, que era da operadora de TV paga Multivision (MVS). Esta faixa será vendida para a quarta geração do celular, assim como foi decidido noBrasil.

 

Existem 11 operadoras no México com 65 concessões na banda de 2,5 GHz oferencendo serviços de TV paga em MMDS (por micro-onda), que deverão deixar esta faixa. A MVS Comunicaciones possui 42 concessões em todo o país e irá migrar para o serviço da Dish (operadora norte-americana que também se prepara para ingressar no mercado brasileiro), operadora de TV paga via satélite, o DTH. Outras operadoras que deverão devolver suas bandas são Airecable, Ultravision e Megacabel. As duas primeiras estão entre as 15 maiores  do país, e a Megacable é uma das principais operadoras de cabo, que possui também frequências de MMDS.

 

Segundo o secretário Dionision Perez-Jacome, as frequências destinadas ao MMDS também estavam subutilizadas, assim como no Brasil. No México, há cerca de 200 mil usuários de MMDS, números equivalentes no Brasil, quando a Anatel decidiu tomar a faixa e destiná-la para a banda larga móvel. ( Da redação, com NexTV LaTam).



Anterior Anatel multa Telefônica/Vivo em R$ 37,8 milhões
Próximos Aneel publica requisitos do medidor eletrônico