Minoritários da Telebrás querem as ações no índice Bovespa


Os minoritários da Telebrás começam a fazer campanha nos sites sociais e e-mails para que as suas ações passem a ser incluídas no Índice Bovespa, o mais importante indicador do desempenho médio das cotações do mercado de ações brasileiro.

Por duas vezes – em março de julho deste ano – ao ser questionada sobre a inclusão da Telebrás  nas prévias do Ibovespa, a bolsa de São Paulo negou, argumentando que a empresa não estava operacional e que a norma legal previa a sua liquidação, o que já foi ultrapassado com o decreto de Lula, que criou o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

Para os minoritários, o resgate da Telebrás operacional se consolidou na semana passada, quando, em 3 de agosto, a estatal promoveu a Assembleia Geral dos Acionistas e aprovou o seu estatuto. A BM&FBovespa estabelece os seguintes critérios para a incluir ações no Ibovespa, que devem ser atendidos cumulativamente em relação aos doze meses anteriores à formação da carteira:
Estar incluída em uma relação de ações cujos índices de negociabilidade representam 80% do valor acumulado de todos os índices individuais;
Apresentar participação, em termos de volume, superior a 0,1% do total;
Ter sido negociada em mais de 80% do total de pregões do período.

O único quesito não atendido, reconhecem os minoritários, é o fato de as ações da Telebrás não possuírem valor unitário, mas eles  argumentam que isso não é uma exigência, mas uma recomendação da bolsa. “A Telebrás já tem seu novo estatuto aprovado, está organizada estruturalmente, as licitações estão em andamento, os funcionários estão trabalhando, os planejamentos estão sendo feitos”, assinala fonte.

Para alguns, a recusa da Bovespa em incluir as ações da Telebrás em seu índice pode estar vinculada a um ranço ideológico, já que a empresa é estatal.

O Ibovespa

 

As ações integrantes da carteira teórica do índice Bovespa respondem por mais de 80% do número de negócios e do volume financeiro verificados no mercado à vista da BM&FBovespa. Elas são responsáveis, em média, por cerca de 70% do somatório da capitalização em bolsa de todas empresas com ações negociáveis.Quando se afirma que “a bolsa subiu ou caiu” está-se referindo ao desempenho deste índice, viso que a maioria das aplicações está concentrada nas 63 ações que integram o Ibovespa.

Para o investidor, comprar uma ação que pertence ao Ibovespa significa a certeza de que ela é uma ação líquida e o seu ingresso no índice faz com que as sua liquidez seja incrementada.

Outro lado

Em comunicado do dia 30 de julho, a BMF&Bovespa informava que continua considerando a Telebrás para “efeito do processo de seleção dos integrantes dos índices de ações da bolsa”, mas ressaltava que “como sendo uma empresa em situação especial”, a Telebrás não é elegível para compor as carteiras teóricas desses indicadores para o período de setembro a dezembro de 2010.

Anterior Claro tem novo gerente para serviços de valor adicionado
Próximos Ao final do ano, cinco bilhões de celulares ligados