shutterstock_OlegDoroshin_TV paga_Radiodifusao_devices

O Ministro Gilberto Kassab afirmou hoje, 26, que irá publicar a portaria referendando as mudanças no cronograma do desligamento da TV digital aprovadas na semana passada no Gired. Conforme o novo cronograma, em quatro agrupamentos de municípios – Fortaleza (CE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e no interior de São Paulo – houve proposição de adiamento no processo. Foi mantido o cronograma de desligamento em Recife para o mês de julho, e também do Rio de Janeiro e Vitória, marcado para outubro.

O novo cronograma de desligamento da TV digital em 2017 fica assim:
– Recife – mantido em julho
– Fortaleza e Salvador – alterado de julho para setembro
– Rio de Janeiro e Vitória – mantido em outubro
– Belo Horizonte – alterado de julho para a segunda semana de novembro
– Interior de São Paulo – alterado de setembro para a quarta semana de novembro

A Abratel – entidade que tem como emissora líder a TV Record recorreu da decisão do Gired contra o adiamento do cronograma- mas Kassab preferiu acompanhar a decisão do grupo que conduz a transição da TV. A principal razão é que não haveria conversores suficientes a serem distribuídos às famílias eleitas a receberem o kit TV digital.

Conforme o balanço da Seja Digital (empresa das operadoras de celular que financia a transição), já foram distribuídos até agora cerca de 2 milhões de kits, da seguinte forma:

Em 2015, a Seja Digital distribuiu cerca de 16 mil kits em Rio Verde (GO), que foi a primeira cidade a ter o sinal de TV 100% digital. Em 2016, 340 mil famílias da região do Distrito Federal (Brasília e nove cidades do entorno) receberam os kits gratuitos. Na região metropolitana de São Paulo, que teve o sinal analógico de TV desligado em 29 de março, já foram distribuídos mais de 1,5 milhão de kits. Em Goiânia, 190 mil famílias já retiraram os equipamentos. “Já são mais de 2 milhões de kits gratuitos entregues”, afirma Antonio Martelletto, diretor geral da Seja Digital. “Até dezembro de 2018, cerca de 14 milhões de famílias de mais de 1300 cidades terão recebido seus kits.”