Novo satélite brasileiro/chinês pode ser lançado em 2014


A possibilidade de lançamento de novo satélite chinês/brasileiro em 2014 foi confirmada nesta terça-feira (17) pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Ele, que estava na China para assistir o lançamento fracassado do CBERS-3 este mês, disse que empresas brasileiras e chinesas fabricaram peças em duplicidade e que a montagem de um novo satélite pode ser acelerada.

Segundo Bernardo, a falha aconteceu no foguete lançador, construído pela China. “O terceiro motor desligou antes do previsto”, informou. Ele disse que ainda falta definir se será montado no Brasil, onde foram fabricadas muitas peças, ou na China. “O prejuízo do Brasil foi de US$ 70 milhões, que representa metade do custo do equipamento”, disse.

Snowden

Sobre o possível pedido de asilo ao Brasil pelo ex-consultor da NSA, Edward Snowden, Bernardo disse que soube da notícia pelo jornal e que essa decisão somente poderá ser tomada pela Presidência da República e pelos Ministérios das Relações Exteriores e Justiça. “Eu não vou dar palpite, mas acho que ele prestou um grande favor ao mundo ao denunciar o esquema de espionagem, que acho absolutamente inaceitável”, disse.

Bernardo disse que ainda não sabe o que o governo vai fazer e sequer se já recebeu o pedido. Ele lembrou que a NSA já estuda uma anistia para Snowden. “Com certeza ele deve ter coisas importantes para falar”, disse.

Anterior TIC Saúde: capacitação dos profissionais é o principal problema.
Próximos Deve aumentar roubo de dados pessoais pelo smartphone, alerta empresa.