O Ministério da Justiça informou nesta sexta-feira (30) que estão abertas as inscrições para o 2º Concurso de Aplicativos para Dados Abertos, promovido pelo órgão. As inscrições vão até o dia 12 de setembro e o formulário está disponível no site do MJ. Podem participar equipes de até quatro pessoas.

Conforme o edital, as equipes vencedoras terão seu aplicativo publicado no site Portal Brasileiro de Dados Abertos e serão premiadas no Portal do Ministério da Justiça. Além disso, receberão camisetas W3C Brasil e certificado assinado pelo ministro de Estado da Justiça. Cada um dos membros da equipe classificada em 1º lugar ganhará também um equipamento eletrônico, a ser definido pela organização.

O concurso é uma iniciativa do Ministério da Justiça, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Controladoria-Geral da União e Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br), representado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.Br), por meio do Escritório Brasileiro do W3C Brasil. As bases de dados que serão utilizadas foram disponibilizadas pelo Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF), em formato aberto, e estão publicados de modo a permitir sua reutilização por toda a sociedade.

Com o objetivo de aproximar os desenvolvedores participantes do concurso com o público-alvo, o Ministério da Justiça realizou ainda consulta com pessoas e entidades envolvidas na política de segurança no trânsito e prevenção de acidentes. Como resultado dessa consulta, identificou-se as prioridades da sociedade civil com relação às informações sobre rodovias federais. O guia que elenca essas demandas é fundamental para nortear o desenvolvimento dos aplicativos. (Da redação, com assessoria de imprensa)