Com o objetivo de avaliar o processo de transição da TV analógica para a TV Digital na cidade de Rio Verde (GO), o Ministério das Comunicações (MC) publicou hoje (4), no Diário Oficial da União, a portaria nº 6580, onde solicita que o Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired) que apresente, no prazo de 15 dias, relatório sobre a evolução do processo de transição nesse município.

 A medida inclui análise das ações realizadas até o presente momento; dados estatísticos coletados que incluam pesquisa realizada após a data prevista para o desligamento do sinal analógico na cidade de Rio Verde, bem como recomendações para o aperfeiçoamento do processo de transição da transmissão analógica dos serviços de radiodifusão de sons e imagens e de retransmissão de televisão para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD).
O Ministério é responsável por estabelecer as premissas e o cronograma de desligamento da TV analógica, previsto para ocorrer entre 2015 e 2018. No último dia 29 de novembro, estava programado um teste-piloto do desligamento na cidade goiana, que não ocorreu por causa do não atingimento da meta de 93% de domicílios aptos a receber o sinal de TV digital aberto, que é gratuito.
A portaria muda também regras anteriores, e autoriza que o canal de TV que quiser desligar seu sinal analógico antes do cronograma estabelecido também poderá fazê-lo.( com assessoria de imprensa)