MiniCom licitará 31 mil pontos do Gesac ainda este mês


O Ministério das Comunicações publica, na próxima semana, o edital de licitação com a ampliação do Gesac, programa que oferece de forma gratuita o acesso a serviços de conexão à internet, de 13,4 mil pontos para quase 31 mil. Uma das principais mudanças é a adesão do Ministério da Saúde ao programa, com o objetivo de conectar as Unidades Básicas de Saúde. A velocidade da conexão também vai aumentar: cerca de 70% dos pontos terão uma velocidade mínima de 1 Mbps. Em alguns locais, por outro lado, esta velocidade mínima poderá ser de até 8 Mbps.

Atualmente, apenas cerca de 9% dos pontos de conexão do Gesac são terrestres. Na nova proposta, a proporção de pontos terrestre deve superar os 80%. Já os pontos com tecnologia satelital se destinarão exclusivamente a localidades onde ainda não é possível o atendimento por outras formas de tecnologia, tais como postos de fronteira, áreas de assentamentos e quilombos.

A licitação será realizada na modalidade pregão eletrônico e deverá ser dividida em cinco lotes. Vale ressaltar, também, que o contrato atual de prestação de serviços do Gesac, que encerraria neste mês de agosto, foi prorrogado por mais 12 meses, o que vai garantir a continuidade da conexão. “Nenhum dos pontos de acesso atuais vai ficar sem internet”, garante a secretária.

O contrato atual, que acabaria agora, foi ampliado por mais um ano, prazo suficiente para concluir a licitação dos novos fornecedores das conexões. O pregão eletrônico está previsto para acontecer ainda este mês.(Da redação, com assessoria de imprensa).

 

Anterior BNDES estuda formas de apoiar operadora de médio porte
Próximos Com alta menor, TV paga chega a 16,9 milhões de assinaturas em junho.