MiniCom inicia transição da TV digital com desligamento de três emissoras em Rio Verde


Hoje, 15, serão desligadas as emissoras Rede Vida e Canção Nova (as duas vinculadas à Igreja Católica) e Record News (vinculada à Igreja Universal) na cidade de Rio Verde, Goiás, como primeira iniciativa da política para a implementação da TV digital no Brasil. As demais quatro emissoras que transmitem na cidade serão desligadas até o dia 29 de fevereiro. Uma nova pesquisa de opinião será feita antes do completo desligamento na cidade.

O Ministro das Comunicações, Andre Figueiredo, reuniu-se hoje, 15, com o presidente da Abert (associação das emissoras de radiodifusão comerciais), Daniel Slavieiro, e decidiu-se que não seria  mais adiado o processo de transição da digitalização dos sinais de TV na primeira cidade piloto de Rio Verde, em Goiás, apesar de ainda não ter sido atendida toda a população-alvo que receberia os conversores digitais gratuitamente.

Ficou decidido, com o apoio dos radiodifusores, que hoje se daria o início ao desligamento das emissoras, com o switch off de três emissoras de maior facilidade técnica. As demais emissoras – inclusive a única geradora da cidade, que emite os sinais da TV Globo – serão desligadas até o dia 29 de fevereiro.

Teve que ser fixada nova data para o desligamento porque houve problemas com a distribuição dos conversores digitais às famílias de baixa renda do Bolsa Família.  Na verdade, as empresas celulares que pertencem à EAD responsáveis pela distribuição das caixinhas  só tiveram acesso ao cadastro dos possíveis beneficiados depois do dia 15 de janeiro, o que retardou o trabalho de entrega dos aparelhos. Hoje, o percentual de famílias que recebem os sinais digitais na cidade deve chegar a 87%, ainda abaixo dos 90% estipulados pelo governo como meta. Mas como o percentual deixou de ser um tabu para ser uma meta desejável, o desligamento poderá ser feito com índice inferior, se a decisão for aprovada por unanimidade pelo Gired (Grupo que conduz a transição da TV digital).

Gired

Conforme o conselheiro Rodrigo Zerbone, presidente do Gired, o desligamento de três emissoras, mesmo com o atingimento de 87% das casas com o sinal de TV digital se fez necessário para garantir a credibilidade do processo e dar a segurança de que, no dia 29, não haverá mais adiamento. Até a semana passada o índice de casas aptas a receberem o sinal de TV digital estava em 82%

A próxima reunião do Gired está marcada para o próximo dia 29 de fevereiro. A princípio, a pauta da reunião não prevê a discussão sobre a tecnologia nacional dos conversores, mas poderá ser incluída ser ficar aprovada na reunião técnica do dia 17, informou o conselheiro.

 

 

 

Anterior LG anuncia celular com três câmeras
Próximos MinC abre duas consultas sobre direitos autorais na internet

1 Comment

  1. Fernando Gomes
    15 de Fevereiro de 2016

    Além da TV Canção Nova e Rede Vida, existem outros 4 canais analógicos em Rio Verde (TV Sucesso, afiliada da Record, TV Anhanguera, afiliada da TV Globo, TV Serra Dourada, afiliada do SBT, e Band), e não 6 emissoras como indicado no artigo. A Record News nunca entrou no ar no sistema analógico em Rio Verde, iniciou suas transmissões já no formato digital em Setembro do ano passado.