Minicom aumenta velocidade de conexão de pontos do Gesac


O Ministério das Comunicações  assinou contratos aditivos com a Embratel para aumentar em 50% a velocidade média de acesso à internet em todos os pontos atendidos pelo programa Gesac (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão). Além disso, vai instalar mais 1.460 pontos de conexão em todo o país, que serão destinados a telecentros comunitários do Minicom, a unidades do programa Telecentros.BR e a escolas rurais.

Com a ampliação, a quantidade total de pontos de conexão do Gesac passará dos atuais 11.919 para 13.379. O total dos contratos, publicados na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União, é R$ 17,6 milhões. A previsão de que os usuários comecem a ser beneficiados pelas novas conexões a partir de dezembro.

Com os aditivos contratuais, a velocidade mínima nos pontos de conexão Gesac passará dos atuais 256 kpbs para 512 kbps. Essa velocidade será implantada em 8.141 pontos. Já as conexões acima de 1 Mbps, que atendem atualmente 140 unidades, terão uma ampliação significativa e vão chegar a 4.847 pontos. Os acessos com velocidade média de 2 Mbps vão atingir 391 unidades.

PUBLICIDADE

Das 1.460 novas conexões, 910 serão feitas por satélite e 550 via terrestre. (Da redação)

Anterior Anatel critica atuação de sua procuradoria em pesquisa
Próximos Parceria entre Bradesco e Claro permite transações bancárias via SMS