Minicom abre informações sobre outorgas da radiodifusão


A Secretaria de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações colocou na internet,nesta segunda-feira (30), todos os dados referentes à outorga de radiodifusão no país. A partir de hoje, a população poderá consultar o cadastro de rádios e TVs, comerciais, educativas e comunitárias, e verificar a composição acionária de cada uma, por estado ou município.

De acordo com as informações, há hoje no Brasil 9.912 emissoras licenciadas para executar serviços de radiodifusão entre comerciais e educativas.Das comerciais, são 1.484 rádios FM; 66 operando em ondas curtas; 1.582 em ondas médias; 6.186 Retransmissoras de TV; 270 geradoras de TV e 21 outorgas de TV digital. Das educativas, são 156 rádios e 71 TVs, somando 230 emissoras educativas no país.

Deputados e senadores são sócios ou têm parentes no controle de 56 emissoras. Parlamentares do PMDB lideram a lista com 12 concessões, seguido pelos do DEM, que detêm 11.

Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o governo tinha compromisso com as comissões de Ciência, Tecnologia e Telecomunicações da Câmara e do Senado para que se desse conhecimento aos dados de outorgas da radiodifusão. “Com esta divulgação ampla”, destacou Bernardo, “avançamos na transparência e acreditamos que a sociedade poderá nos ajudar na fiscalização do setor”.

Acesse aqui os dados sobre as outorgas.(Da redação, com assessoria de imprensa)

Anterior TST proíbe terceirização em atividades essenciais por operadora
Próximos Emilia Ribeiro pauta regulamento de TV a cabo para esta semana. PGMU também volta ao conselho da Anatel.