Mercado mundial de computadores vai encolher 6,4% em 2016


Computador - photo by Sage Solar CC 2.0A consultoria IDC divulgou hoje, 30, uma revisão de suas projeções para o mercado mundial de computadores. A expectativa é que o ano termine com uma redução de 6,4% nas vendas. Em agosto, último mês em que revelou sua previsão, estimava em retração de 7,2%. Para 2017, manteve o cálculo de queda de 2,1% em relação a este ano.

A retração é explicada pelo avanço dos smsartphones e tablets. Ao todo, o mundo deve encerrar 2016 com a venda de 258,2 milhões de PCs fabricados. A IDC usa como base em seus cálculos os aparelhos despachados, ou seja, feitos e remetidos das fábricas com destino a distribuidoras, varejo ou diretamente ao consumidor.

Do total, serão remetidos 103,5 milhões de desktops, a maioria para mercados emergentes. O segmento representa 40,1% do mercado mundial de computadores. Já os notebooks vão somar 154,7 milhões de unidades, equivalente a 59.9% do mercado. Os dados revelam, ainda, que os países emergentes representam o principal destino, recebendo 51,2% das remessas mundiais, contra 48,8% dos mercados maduros.

Anterior "Congresso virou as costas para o desenvolvimento do país", diz SBPC
Próximos O voto divergente para o TAC da Telefônica