Mediatek lança chipset 5G para smartphones intermediários


A MediaTek apresentou hoje, 7, a família de chipsets Dimensity 800 5G, para smartphones intermediários. Os chips trazem modem 5G integrado, recursos de inteligência artificial e são produzidos em processo de 7 nanômetros, o que lhes confere menor escala e consumo de energia. Os primeiros celulares com estes componentes devem ser lançados no primeiro semestre de 2020.

“Com a família de chipsets da Série 800 5G estamos trazendo a tecnologia 5G para o mercado de massa”, afirma TL Lee, chefe da unidade de negócios sem fio da MediaTek. A fabricante chinesa equipada celulares de quase todas as marcas no Brasil – da Motorola à Positivo, embora tenha fatia de mercado menor que a Qualcomm, que anunciou seu SoC 5G para celulares intermediários em dezembro.

PUBLICIDADE

O chipset da Mediatek foi desenvolvido para redes sub-6GHz autônomas e não autônomas e inclui suporte multimodo para cada geração de conectividade celular de 2G a 5G, com suporte para Dynamic Spectrum Sharing (DSS). O Dimensity 800 inclui suporte para serviços como o Voice over New Radio (VoNR), conectividade contínua entre redes e processa dados e voz na rede 5G.

A nova família de chipsets da MediaTek inclui: quatro núcleos Arm Cortex-A76 que operam em até 2GHz, quatro núcleos Arm Cortex-A55 que operam em até 2GHz. Tem uma GPU IP Dimensity 1000, com quatro núcleos combinados à tecnologia de jogos da MediaTek – a HyperEngine – para processamento de imagem.

Ainda tem uma unidade de processamento de inteligência artificial, também com quatro núcleos e desempenho de até 2.4TOPs. O ISP (processador de sinal de imagem) suporta até quatro câmeras simultâneas, com sensores de até 64MP ou opções de várias câmeras de alta resolução, como câmeras duplas de 32+16MP. Por fim, reconhece telas Full HD+ com taxas de atualização de até 90Hz. (Com assessoria de imprensa)

Anterior SpaceX coloca mais 60 satélites no espaço
Próximos 5G Americas elege Igal Elbaz, da AT&T, como presidente do conselho