MediaTek apresenta plataforma para modem LTE


A MediaTek, fabricante de chips que tem como concorrentes Qualcomm e Intel, apresentou sua primeira plataforma para modem LTE, o chipset MT6290, durante a CES 2014, em Las Vegas (EUA), e anunciou a intenção de desenvolver um mercado global de dispositivos móveis populares que suportem a tecnologia LTE (4G).

De acordo com a empresa, o MT6290 oferece velocidades de download de até 150Mbit/s e upload de até 50Mbit/s. O chip suporta os modos de LTE FDD e TDD (Frequency Division Duplex e Time Division Duplex), além das tecnologias DC-HSPA +, W-CDMA, TD-SCDMA, EDGE e GSM/GPRS.

O chip de RF (MT6169) suporta até oito entradas primárias (3 bandas altas, 2 bandas médias e 3 bandas baixas), além de oito entradas para ganhos de diversidade. O chip também suporta mais de 30 bandas do 3GPP e é configurável para atender às necessidades de frequência das operadoras de telefonia móvel.

A empresa informou que p MT6290 é compatível com os chipsets para dispositivos móveis 3G da MediaTek atualmente disponíveis e a próxima geração de chipsets com LTE integrado será lançada durante o ano de 2014. A companhia está em fase de certificação da plataforma com todas as operadoras norte-americanas e espera ainda para este ano a comercialização de dispositivos com o chip.

Mohit Bhushan, Vice-Presidente e Gerente Geral de Marketing Corporativo da MediaTek, nos EUA, disse: “A MediaTek compartilhou seus planos de LTE com todas as operadoras norte-americanas e a resposta foi fantástica. Agora, estamos nos preparando para certificar a plataforma MT6290 com todas as operadoras norte-americanas, que será seguida pela comercialização dos dispositivos com o MT6290, ainda em 2014. “

O design de referência do MT6290 já foi entregue aos parceiros OEM da MediaTek e os primeiros dispositivos deverão ser lançados comercialmente no segundo trimestre de 2014.(Da redação)

Anterior Conexões M2M vão triplicar até 2018
Próximos Regulamentação da redução do Fistel de M2M ainda não tem prazo para sair