MediaTek anuncia nova família de chips para smartphones


A MediaTek lançou hoje (17) a sua linha de chipsets para smartphones Helio A. Conforme a fabricante, o SoC (system on a chip) vai equipar modelos intermediários de celulares, a preços mais baixos que concorrentes no mesmo segmento – em especial, Qualcomm. A linha tem processamento de quatro núcleos, recursos dedicados ao lide com inteligência artificial e é mais eficiente em termos energéticos que a Linha P, anterior.

 

“A série Helio A dá continuidade à nossa visão de mercado mobile, que é acessível a todos, e na qual os recursos mais avançados não estão limitados a equipamentos high-end. Como temos visto, o crescimento do mercado intermediário continua em forte ritmo e há um interesse contínuo dos consumidores por equipamentos poderosos e com qualidade que ofereçam a eles o melhor valor”, diz TL Lee, gerente geral da unidade de negócios de comunicação wireless da MediaTek.

O carro chefe da linha será o Helio A22, fabricando com tecnologia de produção de 12nm FinFET. Em termos de fotografia, o chipset suporta até configurações de 13+8 megapixels dual-camera, com gravação de vídeo a 30 frames per second (FPS), e um modo de câmera individual de até 21 megapixels. Lida, ainda, com resoluções 20:9 HD+.

Em inteligência artificial, o chipset suporta frameworks Google Android Neural Networks API (Android NNAPI). Quanto à conectividade, tem LTE Cat-4 ou Cat-7, dual 4G SIM com VoLTE e ViLTE. A memória suportada pode ser LPDDR3 ou LPDDR4.

A empresa diz que melhorou também o consumo da bateria quando o GPS está ligado. O processador é 47% mais rápido para executar tarefas de localização, 10% mais preciso, mas consome até 24% menos energia, afirma a empresa. Suporta WiFi 802.11 ac e Bluetooth 5.0. A série Helio A já entrou em produção em larga escala. O primeiro celular do mundo a usar um chipset da família, o A22, será o Xiaomi Redmi 6A. (Com assessoria de imprensa)

Anterior Novas órbitas, tecnologias e modelos de negócio no segmento de satélite
Próximos SGDC 2 já tem grupo de trabalho