inteligencia-criacao-ideia

A MediaTek, fabricante de chips para dispositivos móveis, anunciou na CES 2018 produtos que aumentam os recursos de inteligência artificial associadas à voz ou mesmo à visão em dispositivos domésticos inteligentes.

As plataformas são a MT8695 (um SoC 4K), e a MT8516. Os chips podem ser usados com sistemas de inteligência artificial diversos, como Amazon Alexa ou Google Assistant, até as ferramentas criadas por Alibaba e Baidu, da China. Os SoCs detectam atividade por voz para vários dispositivos de casa conectada. O MT8516, por exemplo, pode ser usado em despertadores, alarmes de incêndio e vários outros dispositivos domésticos.

A MediaTek também lançou sua solução de smart display, com base no MT8176 e no MT8173. Estes SoCs suportam recursos de inteligência artificial, tanto para entretenimento doméstico como sistemas de vigilância. O MT8695 é capaz de lidar com streaming 4K em equipamentos com formato compacto.

Roteadores e smartvs

A Mediatek também anunciou novos chips para equipar roteadores de diferentes marcas, entre as quais, Asus e D-Link. São os processadores MT7615, MT7621 e MT7622. Este último será usado pela D-Link no roteador AC4300, a ser lançado neste ano.

“Nossos clientes esperam uma conectividade sem percalços para todos os seus dispositivos, quer estejam fazendo streaming de filmes, jogando ou navegando a Internet”, declarou Anny Wei, CEO e presidente da D-Link. “O chipset MT7622 da MediaTek possibilita que nossos roteadores AC4300 de alto desempenho maximizem as velocidades de conexão a múltiplos dispositivos simultaneamente por toda a residência”, concluiu.

A fabricante de chips também anunciou plataforma para equipar televisores inteligentes (smartvs). A MT5598 traz as funcionalidades de caputura de voz e reconhecimento de comandos de fala, além de capacidade de processamento de imagens em resolução 4K com HDR (brilho dinâmico). (Com assessoria de imprensa)