MCTIC surpreende Anatel e teles ao decidir agora sobre a sobra de recursos da TV digital


O ministro Gilberto Kassab publicou hoje, 8, portaria determinando que todo o dinheiro alocado pelas operadoras de celular para a TV digital deverá ser gasto com conversor digital. Anatel e teles preferiam que a decisão só fosse tomada em 2019.

(Crédito: Shutterstock isak55)

Uma semana depois que o Gired – Grupo Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV -, liderado pela Anatel e formado por operadoras de celular e emissoras de TV, criou um grupo de estudo para analisar a aplicação do dinheiro que poderá sobrar  após a conclusão do desligamento da TV analógica, o ministro da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, colocou uma pá de cal nessa iniciativa ao publicar hoje, 8, portaria determinando que o dinheiro seja destinado para a compra de mais conversores de TV digital.

Há algum tempo que o mercado de radiodifusão e de telecomunicações tem tratado informalmente sobre a possível sobra de recursos que irá ocorrer quando for concluída todas as etapas de digitalização da TV. Em julho, as TVs analógicas das últimas regiões metropolitanas serão desligadas.

O dinheiro para promover esse desligamento – que implica a aquisição de filtros para evitar a interferência entre os serviços de celular e de TV , e a compra de caixinhas distribuídas à população de baixa renda – foi alocado pelas operadoras de celular, quando compraram a faixa de 700 MHz no leilão da Anatel, realizado em 2014. As empresas de celular depositaram R$ 3,6 bilhões para bancar a digitalização dos sinais de TV e desocupação da frequência para a ocupação do 4G do celular.

E é sobre possível sobra de recursos desse montante do que trata a portaria de hoje. Não se sabe ainda ao certo quanto haverá sobra de dinheiro, mas já se sabe que há mesmo mais recursos do que o que foi gasto. Comenta-se que poderá sobrar até R$ 700 milhões.

Mas o presidente da EAD,  – a empresa que paga a conta da digitalização – José Carlos Martelleto, adiantou que ainda não é possível dizer ou saber quanto vai, efetivamente sobrar. ” O projeto ainda não acabou, por isso, não dá para estimar quanto será esse saldo”, assinalou ele.

Martelleto observou que o desligamento das TVs acaba até o final deste ano, mas há ainda inúmeras outras atividades que irão demandar os recursos da EAD, como o remanejamento de canais, atividades de mitigação. “Para que exista a sobra de recursos, é necessário que todas as atividades tenham se encerrado. Qualquer valor que se fale com possibilidade de sobra só vai se concretizar quanto todas as obrigações sejam cumpridas”, completou.

“As atividades só encerram no ano que vem, só saberíamos o que vai acontecer no próximo ano, ms somos braço operacional. Executamos o que foi determinado”, afirmou ele.

As emissoras comerciais de TV estavam pressionando para que a destinação de todo o dinheiro fosse logo resolvida, e alocada para o setor de radiodifusão ampliar ainda mais o alcance da digitalização dos sinais.

 

Anterior TSE determina remoção de conteúdo no Facebook considerado fake news
Próximos SBPC critica corte de verbas em P&D para subsidiar diesel

1 Comment

  1. Gilson Dos Santos
    8 de junho de 2018

    Boa noite. Me chamo Gilson dos Santos, e resido no Bairro de Brigadeiro Tobias, Sorocaba – Sp. No Bairro em que moro estamos tendo muitos problemas com relação a transmissão de sinal digital.
    Estamos tendo problemas com o sinal da TV Cultura, Rede Família, Rede Record, Rede TV, TV Aparecida, TV Canção Nova e Rede Vida.
    Ocorre que a posição onde se encontra instalada a torre de retransmissão de Sorocaba no Bairro Alto da Boa Vista ( Prefeitura de Sorocaba ), não vem a ser o local mais apropriado para que os sinais de TV digital sejam retransmitidos de forma a termos um simal de qualidade no Bairro de Brigadeiro Tobias.
    Existe um morro no Jardim Novo Eldorado que fica entreposto, entre a torre de retransmissão de Sorocaba e o Bairro de Brigadeiro Tobias, e este morro vêm impedindo com que a retransmissão dos sinais digitais venham a ser prejudicados.
    Se a torre de retransmissão de Sorocaba estivesse instalada no local onde existe o morro digo no jardim Novo Eldorado os sinais digitais não seriam prejudicados tanto para os outros bairros da Cidade quanto para o meu bairro de Brigadeiro Tobias.
    Para tentar solucionar este problema teríamos que ter instado aqui em meu bairro um reforço, uma torre que repetisse os sinais dos canais cujos sinais digitais não estão chegando.
    Nos sempre tivemos problemas quanto a retransmissão de sinais de TV no Bairro de Brigadeiro Tobias até mesmo quando os sinais eram Analógicos digo em UHF.
    E isto pode ser verificado quando a Prefeitura construiu uma torre por volta dos anos 85 e 89, onde foram comprados equipamentos retransmissor da marca Telavo, a fim de retransmitir os sinais de quatro emissoras de TV como a TV Têm, a TV Sorocaba, a TV Manchete e TV Band.
    Futuramente a TV Manchete foi substituída pela TV Cultura onde a Prefeitura nos auxiliou no sentido de aproveitar o equipamento da TV Manchete para retransmitir o sinal da TV Cultura que nunca tínhamos tido o seu sinal em meu Bairro.
    Na espectativa de que com o evento da implantação da retransmissão dos sinais digitais os problemas de sinais que há muito estávamos tendo em meu bairro deixaria de existir, posso dizer que me encontro frustrado pelo fato de que o problema de retransmissão dos sinais digitais não se concretizaram no sentido de haver a melhoria quanto as retransmissoes dos sinais de TV digital.
    Não há o que se falar quanto a qualidade do sinal digital e também do som, mas está realidade nós estamos podendo viver e nem desfrutar.
    Torno a ressaltar de que Onde se encontra instalada a torre de Sorocaba no Alto da Boa Vista (Prefeitura Municipal), a mesma só está atendendo a uma parte da Cidade quanto a retransmissão de sinais de TV digital, enquanto que quanto ao sinal envolvendo a retransmissão para o lado de Brigadeiro Tobias estamos sendo prejudicados há muito tempo.
    Gostaria de saber se há alguém da ANATEL ou do EAD com quem eu possa entrar em contato, no sentido de resolver esse problema visto que estamos sendo prejudicados pelo fato de a torre de retransmissão de Sorocaba se encontrar instalada em local inapropriado para a recepção de sinais de TV digital aqui para o Bairro de Brigadeiro Tobias e que visa do meu ponto de vista até os dias de hoje privilegiar somente a alguns bairros e prejudicar a outros como o meu.
    Espero ter resplado tanto por parte da ANATEL quanto da parte do EAD.