MCTIC fica com telecom e ganha propriedade intelectual


O futuro ministro Marcos Pontes irá dirigir não apenas o setor de Ciência e Tecnologia, mas também o de telecomunicações e ainda ganhará tudo o que envolve a propriedade intelectual, inclusive o INPI e Inmetro, informou hoje, o atual ministro de C&T, Gilberto Kassab, que disse estar se reunindo com frequência com o futuro ministro.

Havia informações no grupo de transição do governo que o poderoso ministro da área econômica, Paulo Guedes, queria manter sob sua gestão algumas das atribuições da atual secretaria de Telecomunicações, principalmente as ligadas à política de banda larga, e ao satélite da Telebras. Mas na queda de braço da equipe do futuro governo Bolsonaro, o MCTIC acabou ganhando mais atribuições, depois que perdeu o possível controle das Universidades públicas. O INPI, que ficará sob sua alçada, esteve sempre vinculado ao ministério da indústria e comércio.

PGMU

Segundo Kassab, o ministro-Chefe da Casa Civil do governo Temer, Eliseu Padilha, confirmou que ainda neste governo será publicado no novo Plano Geral de Universalização (PGMU) e a nova política de telecomunicações, encaminhados por seu ministério.

Para o ministro, o PGMU, que não agrada às operadoras de celular, se não “tem  unanimidade, tem poucas divergências”. As operadoras como Claro e TIM reclamam que ele manda as concessionárias investir dinheiro de universalização para competir com seus serviços de telefonia móvel e as concessionárias reclamam que essa política poderá agravar ainda mais o debate sobre os bens reversíveis.

Quanto à política de IoT (Internet das Coisas), Kassab acredita não ser emergencial, e por isso não deverá ser aprovada neste governo. A política de IoT continua a sofrer resistências da área econômica do governo porque prevê diferentes subsídios, entre eles a isenção do Fistel (Fundo de Fiscalização) para esses chips.

Anterior Posse de Moisés Moreira na Anatel será dia 20 de dezembro
Próximos CFO da Huawei sai da prisão no Canadá, com tornozeleira eletrônica