RFID-Imagem-Scott-LewisO avanço do uso das tecnologias de identificação por radiofrequência e por IoT tem gerado o desenvolvimento de uma série de programas e projetos em diversos órgãos e entidades do governo federal. Para coordenar este trabalho, o Ministério da Ciência Tencologia, Inovações e Comunicações criou um comitê interministerial, coordenado pela Secretaria de Política de Informática.

O objetivo do Comitê Interministerial para Integração e Promoção de Programas e Projetos baseados na tecnologia de identificação por radiofrequência (RF-ID) e outras tecnologias em desenvolvimento e em implementação no país será o desenvolvimento de um sistema para integrar os diversos projetos em desenvolvimento. Segundo a portaria que cria o comitê, publicada no DOU de hoje, 30, caberá a ele “apoiar o desenvolvimento dos projetos ou sistemas sob responsabilidade de outros órgãos e entidades, contribuindo para articular o setor produtivo e instituições produtoras ou desenvolvedoras de soluções tecnológicas para esses projetos ou sistemas lastreados em tecnologias RF-ID e outras tecnologias de identificação”.

Vão integrar o comitê dois representantes dos seguintes ministérios: MCTIC, Agricultura, Cidades, Fazenda, Defesa, Educação, Desenvolvimento, Meio Ambiente, Justiça, Transportes, Planejamento, Saúde. E dos seguintes órgãos e empresas: CGU, Finep, Ceitec.