MCTI mantém Sepin e novo secretário é amigo do ministro


Manoel Augusto Cardoso da Fonseca, no novo titular da Secretaria de Informática, estava no MDIC. Participou da equipe que formulou o Plano Diretor de Informática do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior em 2015/2016

O ministro da Ciência Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, resolveu manter a Secretaria de Política de Informática com sua estrutura autônoma e já indicou o novo titular da pasta, Manoel Augusto Cardoso da Fonseca, no lugar de Virgílio Almeida. Fonseca, que atualmente está no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, é amigo  do ministro Pansera

Na semana passada, durante o evento do Forum de Governança da Internet (IGF), da ONU, que foi realizado no Brasil, Pansera havia declarado à imprensa que a reestruturação que estava promovendo em seu ministério previa a extinção dessa secretaria. Mas a reação do mercado – pois a Sepin é uma das secretarias mais antigas da pasta e tem sob sua responsabilidade a política de informática do país – o fez adiar o projeto.

Comenta-se que a secretaria poderá incorporar a atividades da inclusão digital. Mas há ainda muita informação trocada nos bastidores. Até mesmo que  Fonseca poderia também assumir outra pasta na nova estrutura ministerial.

Fonseca não tem muita experiência em formulação de política de informática, mas tem afinidade com a área. No MDIC integrou a equipe que formulou o Plano Diretor de Tecnologia da Informação 2015/2016. É funcionário de carreira e em 2014 passou no concurso de analista de Comércio Exterior do Ministério da Fazenda.

 

Anterior Finep tem novo presidente
Próximos Vivendi quer mais quatro vagas no conselho da Telecom Italia