Mais de 816 milhões de celulares vendidos em 2005


O instituto de pesquisa Gartner informou que as vendas mundiais de telefones celulares totalizaram 816,6 milhões de unidades em 2005, valor 21% superior ao registrado no anterior. Segundo o instituto, as seis principais fabricantes – Nokia, Motorola, Samsung, LG, Sony Ericsson e BenQ Mobile – aumentaram sua participação neste mercado em detrimento das pequenas. Os …

O instituto de pesquisa Gartner informou que as vendas mundiais de telefones celulares totalizaram 816,6 milhões de unidades em 2005, valor 21% superior ao registrado no anterior. Segundo o instituto, as seis principais fabricantes – Nokia, Motorola, Samsung, LG, Sony Ericsson e BenQ Mobile – aumentaram sua participação neste mercado em detrimento das pequenas.

Os “seis grandes” representaram 79,4% das vendas mundiais de aparelhos móveis. Além disso, eles aumentaram sua fatia de mercado ao longo do ano de 2005. No primeiro trimestre, tinham 78% do market share. No quarto, este percentual subiu para 84%. Somente nos últimos três meses do ano passado, foram comercializados  235 milhões de handsets.

Com 265,6 milhões de telefones vendidos, a finlandesa Nokia permaneceu no topo da disputa. Com participação de mercado de 32,5% (em 2004 era 30,7%). Logo atrás vem a Motorola, com 144,9 milhões de vendas (market share de 17%).  Ainda na terceira posição está a coreana Samsung (12,7%). Na sequência, vêm LG, outra empresa originária da Coréia do Sul (6,7%), Sony Ericsson (6,2%) e a taiwanesa BenQ Mobile, que comprou a divisão de celulares da Siemens no ano passado. (Da Redação)

Anterior Conversão pulso-minuto gera confusão na Colômbia
Próximos Carlos Slim quer entrar no mercado venezuelano