Mais de 60% dos usuários estão satisfeitos com a velocidade da banda larga fixa


A pesquisa da Anatel sobre a satisfação dos usuários com os serviços de telecomunicações divulgada hoje para os segmentos telefonia fixa, telefone público e banda larga apontou que o nível de satisfação dos usuários com a banda larga fixa é de 52,5%. Um dos quesitos interessantes é que a satisfação com a velocidade da banda larga é maior do que a média: 61,7% entre  satisfeitos e totalmente satisfeitos. Esta pesquisa só mede a banda larga oferecida pela tecnologia ADSL, usada nas redes de telefonia fixa, e não mede outras tecnologias, como cable modem (na rede de TV a cabo) ou fibra óptica, o que transforma este resultado ainda mais intrigante, visto que a velocidade do ADSL é pequena.

 

A estabilidade da conexão da banda larga fixa também apresenta índice de satisfação superior à média com 64,3% de usuários satisfeitos ou toalmente satisfeitos.Os preços da banda larga não são, porém, palatáveis para os usuários residenciais. Enquanto 26,9% estão insatisfeitos com os valores cobrados, 48% estão satisfeitos ou totalmente satisfeitos. Aqueles que consideram os preços razoáveis são 24,9% do universo de pesquisado.

 

No caso dos indicadores da banda larga, explicou Flavio Silveira, da Meta Instituto de Pesquisa que fez o trabalho, não se apurou o índice de satisfação (que é a média dos níveis de satisfação apurados) porque, dentro do universo de 200 mil usuários, a banda larga ainda é um serviço pouco conhecido.

 

A pesquisa foi feita nos períodos de junho a outubro de 2011; fevereiro e março de 2012 e agosto a outubro de 2012. Os resultados da pesquisa de satisfação da telefonia celular e da TV por assinatura serão divulgados pela Anatel na próxima semana, nos dias 23 e 25 de abril.

Anterior Google Brasil tem dez dias para quebrar sigilo de e-mail de investigados
Próximos MPF/RR quer Oi instalando orelhões em comunidades indígenas