Madri testa NFC no sistema de transporte


A Gemalto está fornecendo uma solução completa de tecnologia móvel sem contato para um projeto-piloto que permite o acesso simples e seguro com NFC (Near Field Communication) ao sistema de transporte de Madri. A empresa está participando com a oferta do Allynis Trusted Service Manager (TSM) e do UpTeq Multitenant SIM com tecnologia MIFARE DESFire, respectivamente, para o CRTM (Consorcio Regional de Transportes de Madrid) e para a Telefônica, maior operadora de redes de telefonia móvel da Espanha. A EMT (Empresa Municipal de Transportes de Madrid) integrou o TSM da Gemalto aos sistemas de backend do CRTM. A solução está sendo apresentada no Mobile World Congress de 2015.

O projeto foi desenvolvido com a proposta de demonstrar a agilidade e conveniência do novo canal para os usuários finais, e uma série de vantagens comerciais convincentes para os fornecedores do serviço. Os usuários só precisarão baixar o aplicativo de transporte desenvolvido pela Samsung especialmente criado para smartphones Samsung Galaxy. Esta solução permite oferecer serviços como o envio de tarifas, acesso ao cartão virtual de transporte para verificar o saldo restante, etc. O TSM é usado para carregar o aplicativo no SIM com os bilhetes que os usuários compram.

O CRTM conta com um canal de vendas de bilhetes altamente eficaz, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, que os clientes podem acessar diretamente a partir de seus dispositivos móveis. As esperas e aglomerações nas catracas, ocasionadas pelos passageiros na hora de procurar o cartão certo nas carteiras ou na bolsas, diminuíram, afinal basta aproximar o celular dos leitores sem contato existentes na rede transporte de Madri para efetuar o pagamento.

“A EMT sempre procura utilizar tecnologia de ponta, portanto, desenvolvemos um Servidor de Comandos Desfire na nuvem, compatível com o Bilhete de Transporte Público de Madri e a tecnologia NFC,” disse Enrique Diego Bernardo, CIO da EMT.

“Com a atual penetração de smartphones de 83%, a CRTM está em uma posição ideal para realizar uma combinação atraente entre padrões de serviço mais elevados e uma maior eficiência operacional. E, ao escolher a garantia de uma abordagem com base na tecnologia NFC SIM para sua estratégia de transporte móvel, Madri segue os passos de outras cidades maiores, como Hong Kong e Xangai”, completou Philippe Cambriel, presidente da Gemalto na Europa, Mediterrâneo e CEI.

Anterior Aprovada mudança de controle de operadora de TV paga de SC
Próximos "No futuro seremos uma empresa de software", diz presidente de banco espanhol