Macapá poderá ter fibra óptica da Guiana Francesa


A interligação da cidade de Macapá via fibra óptica será um dos temas em debate na VI Reunião Mista de Cooperação Transfronteiriça Brasil-França, que acontece em Caiena, na Guiana Francesa, nessa terça e quarta-feiras. A cooperação entre os governos dos dois países poderá antecipar a oferta de acesso à internet no estado, antes prevista para 2014.

“Nós já contamos com um projeto que interligará Macapá a partir de Tucuruí (PA), mas trata-se de uma obra complexa, com previsão de conclusão até 2014. Então, estamos buscando alternativas mais ágeis, considerando a importância de oferecer uma comunicação eficaz e de menor custo à população do Amapá”, conta o assessor da Secretaria de Telecomunicações, Jovino Francisco Filho, que representará o Ministério das Comunicações no evento.

Jovino lembra que uma iniciativa semelhante, realizada por meio de parceria com a Venezuela, permitiu que Boa Vista fosse interligada via fibra óptica em agosto de 2009. A mesma conexão está sendo ampliada até Manaus e deverá ser ativada ainda este ano. (Da redação)

Anterior Skype lança solução para empresas
Próximos Anatel autoriza venda do iPad no Brasil