Macaé cobrirá 100% do município com rede Wi-Fi


A prefeitura de Macaé (RJ) está na fase final de implantação do projeto de cidade digital no município, que é a abertura do sinal Wi-Fi para que a população tenha acesso à internet. Com 200 mil habitantes, o município iniciou o projeto em 2005, com a implantação de uma rede baseada na plataforma de rádios …

A prefeitura de Macaé (RJ) está na fase final de implantação do projeto de cidade digital no município, que é a abertura do sinal Wi-Fi para que a população tenha acesso à internet. Com 200 mil habitantes, o município iniciou o projeto em 2005, com a implantação de uma rede baseada na plataforma de rádios Canopy da Motorola, feita pela integradora Jevin.

A cidade conta, atualmente, com cobertura digital em 80% da zona urbana e em 40% da área rural. Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia do município, Guto Garcia, a cidade será 100% digital em dois anos. Macaé iniciou o projeto da cidade digital interligando suas 27 secretarias, autarquias, fundações e institutos, além de escolas municipais. Ao longo do processo, os postos e a Secretaria de Saúde, assim como cinco praças da região e distritos vizinhos, também receberam a rede sem-fio de alta velocidade. Localizados a 50 quilômetros do centro do município, os distritos de Córrego do Ouro, Glicério e Frade já tiveram os primeiros pontos instalados e o próximo será Trapiche.

De acordo com o gerente da área de Governo & Empresas da Motorola, Joeval Martins, hoje 92 cidades digitais no Brasil contam com equipamentos da Motorola – 30% delas localizadas na região Sudeste. Devido ao interesse observado nos governos municipais, a expectativa dele é que o número amplie para até 200 cidades nos próximos dois anos. "Eu acredito bastante que os anos de 2009-2010 serão o biênio das cidades digitais", aposta. A Motorola está preparando um ranking das cidades digitais na América Latina, elaborado pela consultoria Convergência Research. As cidades interessadas em participar podem ser inscrever até 31 de janeiro (www.ciudadesdigitales.convergencia.com). (Da redação)

Anterior GSMA defende mais freqüência para a telefonia móvel na AL
Próximos Executivo da T-Mobile assume conselho da 3G Americas