Lucro da Nokia tem queda de 21% no quarto trimestre


A Nokia divulgou hoje seus resultados do quarto trimestre e do ano fiscal de 2010, com queda no lucro trimestral de 21%, para 745 milhões de euros, na comparação com igual período de 2009. As vendas no trimestre totalizaram 12,7 bilhões de euros, registrando avanço de 6% em relação ao resultado do quarto trimestre de 2009. Em todo o ano de 2010, a Nokia registrou uma receita de 42,4 bilhões de euros – avanço de 4% sobre o resultado de 2009 (40,9 bilhões de euros).

O CEO da Nokia, Stephen Elop, creditou a queda à forte concorrência que a empresa enfrenta e antecipou que espera uma redução nas margens operacionais no primeiro trimestre de 2011. Para o primeiro trimestre do ano, a fabricante espera vendas entre 6,8 bilhões de euros e 7,3 bilhões de euros. “A indústria mudou, e agora é o momento da Nokia mudar mais rápido”, resumiu o executivo, em comunicado.

A fabricante finlandesa, que lidera o ranking mundial de celulares em participação, vendeu 123,7 milhões de aparelhos no quarto trimestre de 2010, o que representa uma queda de 3% em relação às vendas em igual período de 2009.

As vendas da divisão Nokia Siemens Networks – joint venture com a alemã Siemens em equipamentos de redes de telecomunicações – somaram 4 bilhões de euros no quarto trimestre, registrando elevação de 9% no comparativo com a receita da divisão um ano antes. (Da redação, com agências)

Anterior TIM/Intelig foca estratégia no setor público
Próximos Dominik Maurer é o novo presidente da T-Systems do Brasil