Lucro da Nokia Siemens salta por Ásia-Pacífico


 

A fabricante de equipamentos Nokia Siemens Networks registrou lucro recorde de 323 milhões de euros no terceiro trimestre ante 6 milhões de euros, registrados um ano antes, superando todas as expectativas dos analistas. As vendas de equipamentos de 4G puxaram os resultados da companhia, com vendas concentradas na região Ásia-Pacífico, onde a companhia registrou alta de 29%.

A vendas menores na Europa (918 milhões de euros) dissiparam o impacto da expansão na região Ásia-Pacífico. As vendas na região foram 15% menores em relação ao mesmo trimestre de 2011 e 7% inferiores em relação ao registrado no trimestre diretamente anterior. Na América Latina, a companhia viu suas vendas diminuírem 13% no trimestre em relação ao mesmo período de 2011, mas aumentarem 3% em relação ao trimestre anterior, totalizando 394 milhões de euros.

A fabricante de equipamentos também apresentou resultados importantes em termos de redução de custos que contribuíram para a alta no lucro. As despesas com pesquisa e desenvolvimento foram 14% menores na comparação ano-a-ano e 5% em relação ao trimestre anterior, devido a “melhorias operacionais”. As despesas com vendas e marketing foram 15% menores no teceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior. Os custos não administrativos e despesas em geral foram 18% menores no período em relação ao 3T2011.

A Nokia Siemens Networks, joint venture da finlandesa Nokia e da alemã Siemens, anunciou no ano passado uma ampla reestruturação de seus negócios para cortar custos de produção e despesas operacionais. As medidas incluem a mudança da estratégia da companhia para focar em banda larga móvel e serviços e o corte de 17 mil dos cerca de 74 mil funcionários em todo o mundo.

 

Anterior Menos da metade da população mundial tem celular, corrige estudo da GSMA
Próximos Nokia tem prejuízo menor do que esperado