LG lança o G5, seu smartphone top de linha, e mini-robô fotógrafo


LG g5 smartphone módulo bateria
O novo G5. Na foto, com a base modular destacável em evidência (Foto: divulgação)

A fabricante sul coreana LG apresentou hoje, 21, em Barcelona, na Espanha, a quinta edição de sue modelo de smartphone topo de linha. Juntamente com o novo aparelho, a empresa também apresentou uma série de acessórios, que incluem de bateria extra com recursos adicionais de câmera a um mini-robô fotógrafo. O lançamento antecede o MWC, congresso mundial de telefonia móvel, que acontece até quinta na cidade europeia.

G5
A nova edição do aparelho mais sofisticado da empresa tem estrutura de alumínio, com bateria removível. A fabricante buscou melhorias em sua câmera, em relação à versão anterior – que já tirava boas fotos. O celular tem três câmeras, duas na parte traseira. Uma delas tem lentes que capturam ângulos de até 135 graus. A outra, padrão, capta ângulos de até 78 graus. Quanto maior o ângulo, mais ampla a paisagem que poderá ser fotografada.

O smartphone tem uma tela que sempre fica ligada, a exemplo de outro celular apresentado na última semana. Na verdade, apenas um pedacinho da tela exibe notificações, hora e data em tempo integral. Em breve, haverá mais funcionalidades para este recurso, promete a LG. A tela cheia do G5 mede 5,3 polegadas, é levemente curvada.

PUBLICIDADE

O aparelho traz o processador Qualcomm Snapdragon 820, de 64 bits e quatro núcleos de 2,2 GHz. O chipset acompanha uma placa de vídeo Adreno 530 e processadores de imagem também da Qualcomm que, garante a LG, resulta em fotos equivalentes às de câmaras profissionais. O chipset abarca, ainda, um modem LTE categoria 12, que resulta em downloads de até 600 Mbps (em redes compatíveis, nenhuma no mundo atualmente), e uplink categoria 13 (até 150 Mbps). Essa configuração, garante a LG, equivale ao dobro do desempenho e economia de bateria, 40% mais velocidades em geração gráfica se comparado ao ao G4.

O aparelho registra vídeos em 4K e é otimizado para uso de aplicativos de realidade virtual. A companhia ainda alega que ele qualidade superior de áudio, inclusive na transmissão para acessórios bluetooth. A bateria tem função Quick Charge, de recarga acelerada. Além disso, o celular traz funções de economia de energia, especialmente quanto ao gasto por aplicativos de localização.

Características: O G5 tem tela de 2.560×1.440 pixels de resolução, equivalente a 554 pontos por polegada; memória RAM de 4GB; 32 GB de armazenamento e entrada para cartões microSD de até 2TB; câmeras traseiras de 16 Mp (padrão), 8MP (grande angular); câmera dianteira de 8 MP; bateria de 2.8000 mAh; funciona em redes LTE, 3G e 2G; compatível com WiFi 802.11 a, b, g, n, ac; NFC. Será vendido nas cores prata, grafite, dourada e rosa. A versão do sistema operacional é o Android 6.0 Marshmallow.

Amiguinhos
lg g5 acessorios robo camera bateriaA companhia afirma que o celular é o pioneiro no uso do conceito “modular”, que permite acrescentar acessórios ao corpo do aparelhos para fazê-lo executar funções específicas com mais qualidade. Por isso, lançou junto o que chama de amigos do G5, que nada mais são do que acessórios.

Os acessórios modulares, que se encaixam ao aparelho retirando-se sua parte inferior, são o Cam Plus e o Hi-Fi Plus. O primeiro é um misto de grip de câmera fotográfica com baterias. Acrescenta recursos de captura de imagem e botões físicos, comuns em câmeras profissionais, ao celular, além de uma bateria extra de 1.200 mAh. O segundo é um reprodutor de áudio de alta qualidade, desenvolvido em parceria com a B&O (empresa que produtos de áudio de luxo).

lg oculos realidade virtual vrMas também existem os acessórios que não se aproveitam do conceito de modularidade. O 360 VR é um óculos de realidade virtual que deve ser conectado, por fio, ao celular. Quem usa acha que está diante de uma tela de 130 polegadas. A tela tem 639 pontos por polegada, de alta definição. Pesa apenas 118 gramas, um terço do concorrente mais leve hoje no mercado, afirma a LG. É compatível com os conteúdos do Google Cardboard (app de realidade virtual).

Outro produto apresentado foi a 360 Cam, uma câmera compacta capaz de tirar fotos de 13 MP em ângulos de 200 graus. Espécie de concorrente da GoPro, traz bateria de 1.200 mAh e 4GB de armazenamento interno, expansível por cartão microSD. Se conectada ao G5, permite a captura de imagens de 360 graus. Com isso, permite a criação de conteúdo que pode ser visto no óculos de realidade virtual da empresa, ou publicado no Youtube 360 e StreetView, todos serviços do Google compatíveis com realidade virtual.

A companhia mostrou, ainda, um robozinho fotógrafo, em forma de bola, que circula pelos ambientes capturando imagens e vídeos, com resolução de 8 MP. Segundo a empresa, o aparelho pode ser usado para monitoramento remoto e cuidar de animais domésticos. A câmera embutida, IP, transmite tudo pela internet apenas para o G5. A empresa anunciou também fones de ouvido, caixa de som e um controle para drones.

Todos os produtos serão lançados, em todo o mundo, em abril. Os preços não foram revelados. (Com assessoria de imprensa)

Anterior Governo corta R$ 23,4 bi do orçamento mas satélite da Telebras continua prioritário
Próximos BB, Bradesco, Caixa e Itaú usarão Samsung Pay no Brasil