LG espera que SmartTVs e TVs 3D representem 80% do mercado brasileiro em 2013


A fabricante sul-coreana LG espera que, em 2013, as chamadas SmartTVs e os televisores com tecnologia 3D representem 84,3% do total de vendas de TVs no Brasil. Esses tipos de equipamentos, que cada vez mais já vêm integrados, representam atualmente 20% do mercado, e a expectativa de vendas do setor para 2011 é de 11 milhões de unidades.

Durante palestra no Fórum Tv do Futuro, realizado em São Paulo nesta sexta-feira (21), a gerente de produtos de TV da LG, Fernanda Summa, confirmou a aposta da fabricante no segmento. Atualmente, cerca de metade da linha de produtos da LG no Brasil são SmartTVs, ou seja, aparelhos que permitem conexão com a internet e a interatividade no próprio televisor através de aplicativos. Já com a tecnologia 3D, grande aposta do mercado para impulsionar vendas e audiência, são 8 modelos de um total de 25 disponíveis no mercado brasileiro.

A falta de aplicativos e conteúdo no mercado, no entanto, ainda gera ceticismo, além dos problemas de infraestrutura do país. Summa afirma, no entanto, que a tendência é de crescimento, tanto no desenvolvimento de aplicativos a partir de plataformas-padrão, como a produção de TV em 3D, e que o advento das TVs conectadas irá criar uma maior demanda por uma boa conexão de banda larga. “Para usar todas as funcionalidades da TV, sem convergência com outros aparelhos, não é necessário mais de 1 MB de velocidade”, afirmou a executiva.

Sobre o 3D, o professor Marcelo Zuffo, do ISP-USP, é ainda mais otimista: “todo conteúdo será 3D até 2020”. Ele lembra, no entanto, a necessidade de avançar a tecnologia para tornar desnecessário o uso de óculos especiais. A executiva da LG também aposta no nicho de games, dos quais já existem 34 milhões no Brasil, segundo ela. “Já existe bastante conteúdo de videogames em 3D, e o YouTube está cheio de conteúdo em 3D”, afirmou, lembrando ainda do rápido crescimento no número de filmes produzidos em 3D após o sucesso de Avatar, em 2009. “Hoje, já existem 36 títulos disponíveis em em Blue-Ray”, disse.

Anterior SeAC: Mesmo grupo econômico poderá ter diferentes licenças de TV paga
Próximos Após medidas do governo, mercado já fala que Ginga chega forte em 2012