steam valve

Imagem da homepage da plataforma Steam, da Valve, que passa a ser atendida por conexões da Level 3

A Level 3 anunciou nesta quarta-feira, 13, que será responsável por ampliar a capacidade de rede usada pela Valve, dona da plataforma Steam, maior revendedora e distribuidora online de jogos eletrônicos do mundo. O contrato prevê fornecimento novas portas de internet de 100 Gbps conectando os data centers da empresa à rede mundial.

A rede da Level 3 de portas de Internet de 100 Gbps está disponível em 26 mercados na América do Norte e Europa. A capacidade de backbone de IP global da companhia é de mais de 42 Terabits por segundo (Tbps). “”Embora os jogos online existam há décadas, os desenvolvedores e distribuidores de jogos estão se deparando com novos desafios, à medida que os jogos online se tornaram mais populares e famintos de largura de banda”, diz Anthony Christie, CMO da Level 3.

A plataforma de jogos Steam, da Valve, tem mais de 100 milhões de usuários, com uma média de mais de 10 milhões de jogadores simultâneos e mais de dois bilhões de minutos jogados, registrados por dia. Os níveis de tráfego nos servidores da Steam cresceram aproximadamente 75% em 2015, em comparação com o ano anterior. O serviço produz aproximadamente 450 a 500 petabytes (PB) de dados por mês, no mundo, e quatro a cinco exabytes (EB) de dados por ano. O lançamento padrão de jogos da Steam pode usar de 10 a 40 gigabytes (GB) de dados por download por usuário. Segundo dados recentes da consultoria Superdata, o mercado global de jogos eletrônicos deve gerar quase $ 75 bilhões ao ano.