Leilão de 3,5 GHz sairá ainda este ano, reafirma Anatel.


O leilão de 3,5 GHz deve sair ainda em 2012, de acordo com o conselheiro da Anatel, Marcelo Bechara. Ele informou que os problemas técnicos do uso desta frequência para banda larga, que interferiam na Banda C das parabólicas, estão sendo resolvidos, e os estudos de licitação em fase de maturação.

A agência pode aproveitar o leilão de 3,5 GHz para leiloar as sobras da 2,5 GHz. “Como as faixas que sobraram de 2,5 GHz são regionais e a frequência de 3,5 GHz é algo mais voltado para nichos, podemos fazer um único leilão”, afirmou Bechara.

Segundo o conselheiro, para este leilão a agência pode rever as exigências em termos de garantias para as sobras de frequência de 2,5 GHz. “Podemos repensar as garantias para ter um leilão atraente de 2,5 GHz”, declarou.

Sobre a frequência de 700 MHz, o conselheiro disse que a Anatel segue com estudos por pelo menos mais seis meses, e que, antes disso, não há qualquer agenda. O governo já sinalizou que só irar liberar o espectro após 2016, quando está previsto o fim da transição da TV analógica para a digital. Mas as operadoras de celular querem usar mais cedo esta frequência, para oferecer mais banda larga à população.

 

Anterior Atraso na 4G preocupa operadora inglesa de celular
Próximos Anatel investirá R$ 100 milhões em TI para aprimorar fiscalização