Lançamentos no WMC: smartphones 4G são destaque


Várias empresas aproveitaram o primeiro dia do World Mobile Congress, em Barcelona, na Espanha, para apresentar seus novos smartphones e tablets. A maioria deles utiliza o Android, mas o Windows Phone vem ganhando espaço. Dos grandes lançamentos desta segunda-feira (27), seis aparelhos são equipados com a tecnologia LTE.

 

Entre as empresas que lançaram novos modelos com a quarta geração, está a Huawei, com o smartphone Ascend D quad e o tablet MediaPad 10 FHD, ambos com sistema operacional Android 4.0, mais nova versão do sistema operacional do Google. A HTC também usou a tecnologia LTE na sua linha de aparelhos One Family, também equipados com Android. A ZTE lançou 15 aparelhos, dentre eles dois smartphones e um tablet com a LTE.

 

Já a Nokia apresentou o Lumia 610, um smartphone mais barato e direcionado para o público jovem, com acesso rápido a redes sociais. Além disso, a empresa também anunciou uma versão do Lumia 900 – lançado em janeiro como sendo o primeiro smartphone Nokia habilitado para LTE – adaptado para países que ainda não oferecem suporte para LTE. Os dois aparelhos funcionam com o sistema operacional Windows Phone. Também foram apresentados três modelos da linha Asha, telefones mais básicos e com preços acessíveis.

 

A operadora Orange anunciou que irá lançar na metade do ano,  um smartphone projetado pela Intel. O aparelho estará disponível apenas na França e no Reino Unido, e os aparelhos contarão com o sistema operacional Android. A parceria é um marco para a Intel, cujos chips já estão presentes em computadores pessoais no mundo todo, mas que ainda não havia se aventurado no mercado de smartphones e tablets. A Motorola e a Lenovo já haviam anunciado aparelhos com processadores Intel, e outros dois lançamentos foram anunciados em Barcelona por Lava International e ZTE.

 

Na mesma linha de seus aparelhos anteriores, a fabricante chinesa ZTE também lançou o smartphone Orbit equipado com Windows Phone e com a tecnologia Near Field Communication, que pertmitirá que o aparelho seja usado para pagamentos móveis. A Sony Ericsson apresentou dois smartphones da linha Xperia, os modelos P e U, com sistema operacional Android. Já a Samsung lançou o Galaxy Beam, uma versão aprimorada do smartphone com projetor integrado disponível desde 2010, e o tablet Galaxy Note 10,1, ambos com Android. (Da redação)

Anterior Brasil e América Latina estão com dificuldades para a 3G deslanchar
Próximos Senador ameaça ir à justiça contra má qualidade dos serviços de telecom em Roraima