De acordo com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações, Gilberto Kassab, o processo de migração da TV analógica para a digital no Dismctic-gilberto-kassab-ministro-cpqdtrito Federal caminha bem. As últimas pesquisas indicam que 85% dos domicílios já migraram. No entanto, se o índice de 93% não for atingido até 26 de outubro, o dia de virar a chave, o processo poderá ser adiado por algumas poucas semanas, admitiu o ministro.

“Isso vai ocorrer nesse processo de migração daqui para a frente. Tudo vai ser acompanhado por pesquisas e avaliado”, disse ele, demonstrando tranquilidade. Em relação a São Paulo – pelo cronograma a capital do estado deveria migrar em março de 2017 –, o ministro disse que vai aprender com o que acontecer com Brasília, da mesma forma que esta aprendeu com a experiência de Rio Verde (a primeira cidade a fazer a migração).

O ministro admitiu que o Gired está avaliando a possibilidade não separar a capital e o interior do estado de São Paulo, como previsto, e transferir toda a migração para setembro de 2017, como foi noticiado pelo Tele.Síntese.