Juros vão ficar em patamar baixo por longo tempo, afirma Meirelles


O ministro da Fazenda, Henrique Meireles, presente à abertura da Futurecom 2017, traçou um cenário otimista da economia, dizendo que todos os sinais são para uma recuperação sólida dos indicadores, com inflação baixa, queda dos juros e redução do desemprego.

Foto: José Cruz/Agência Brasil
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Num tom otimista, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse, na abertura do Futurecom 2017, hoje à noite, 2, em São Paulo, que os indicadores da economia do terceiro trimestre são animadores e mostram que a recuperação da economia é sólida, apesar das  dúvidas levantadas por alguns analistas. Ele lembrou que, se no primeiro trimestre o crescimento se concentrou no agronegócio, no segundo trimestre se espalho por outros setor, com aumento de 2,4% no consumo das famílias decorrente da queda da inflação e também da liberação do FGTS. Já no terceiro trimestre, ampliou-se para a indústria e comércio. Como exemplos citou o aumento do consumo de energia em agosto, aumento da produção de papelão e aumento da venda dos veículos em 24%, dado divulgado hoje.

Também participaram da abertura o presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, além de muitas autoridades e empresários. Em sua intervenção, o presidente Michel Temer disse que fará mais duas reformas que considera estruturais: a da Previdência e uma simplificação tributária. “Iremos desburocratizar muitas medidas desnecessárias que dificultam a atividade empresarial”, afirmou.

Segundo Meirelles, isso foi possível com as reformas já realizadas, que permitiram a queda da inflação, da taxa de juros e a redução do desemprego, que começou a se manifestar a partir de abril. Ele afirmou que esse cenário veio para ficar. E insistiu em que a taxa de juro vai se consolidar em um patamar baixo.

Anterior Bondholders reiteram plano de recuperação para a Oi
Próximos Oi consegue na justiça manter suas frequências de 3G e 4G

1 Comment

  1. Erick
    3 de outubro de 2017

    Temer e Meirelles, os caras que podem tirar o Brasil do buraco.