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Oi Soluções lança hub de IA com tecnologia da IBM

Plataforma IAgo permite que empresas incorporem ferramentas com base em inteligência artificial em diversos processos operacionais
Com tecnologia da IBM, Oi Soluções lança hub de produtos de IA
Plataforma de IA da Oi Soluções conta com tecnologia da IBM (crédito: Freepik)

A Oi Soluções, braço da operadora para o setor B2B, lançou, nesta terça-feira, 5, a plataforma IAgo, um hub de produtos com base em Inteligência Artificial (IA). A novidade utiliza o sistema IBM Watson como motor de desenvolvimento tecnológico.

Segundo a operadora, a solução foi projetada para auxiliar as empresas a incorporar ferramentas de IA. Entre os casos de uso, a Oi indica que a IAgo é capaz de criar um assistente virtual cognitivo e gerar conteúdos em cima de padrões preestabelecidos.

“O grande propósito da solução é combinar as diversas dimensões da inteligência artificial para que uma empresa possa fazer a adoção nos seus negócios, gerando valor”, diz a OI, em nota à imprensa. “A Oi Soluções entrega a plataforma e serviços profissionais especializados, que auxiliam o cliente na sua jornada para inteligência artificial”, ressalta.

Funcionalidades

De acordo com a Oi, a plataforma é capaz encontrar informações relevantes em documentos para gerar uma base de conhecimento e encontrar padrões e tendências. Com base em padrões, a IAgo também sabe recomendar produtos e serviços e detectar fraudes, riscos e anomalias.

Além disso, o sistema acompanha uma plataforma de gestão SaaS baseada em nuvem. No bojo da aplicação, a Oi Soluções oferece serviços profissionais especializados para otimização da IA, suporte aos clientes no mapeamento de processos de negócios e apoio na jornada de transformação digital.

Adoção da IA

Em comunicado, a Oi destacou que tem trabalhado na implementação de IA desde 2018 de forma progressiva. Os primeiros projetos com a tecnologia foram o aplicativo “Minha Oi” e a assistente virtual inteligente “Joice”.

“Nesses últimos anos, houve uma mudança significativa no comportamento dos clientes, com os usuários naturalmente se direcionando às interações baseadas em assistentes virtuais. Essa mudança resultou em uma redução mais de 50% nas chamadas para o centro de atendimento da Oi”, diz Fernando Sá, diretor de Produtos e Arquitetura de Soluções da Oi Soluções. “Seguindo essa tendência, estamos expandindo nosso portfólio com produtos e serviços que auxiliam a jornada para Inteligência Artificial com soluções customizadas para clientes do mercado corporativo”, acrescentou. (Com assessoria de imprensa)

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