João Rezende confirma a renúncia à Anatel. Ex-ministro Juarez Quadros é convidado para o lugar


O presidente da Anatel, João Rezende entregou hoje, 10 de agosto, a carta de renúncia ao mandato de conselheiro da Anatel, que tinha até dezembro de 2018 e de presidente da Anatel até 5 dezembro deste ano. A sua intenção de deixar a agência, por motivos pessoais, já tinha sido antecipada pelo Tele.Síntese. Para o seu lugar o ministro Gilberto Kassab convidou o ex-ministro Juarez Quadros, que deverá aceitar a tarefa.

anatel-logo-2O presidente da Anatel, João Rezende entregou hoje, 10 de agosto, a carta de renúncia ao mandato de conselheiro da Anatel, que tinha até novembro de 2018 e de presidente da Anatel até 5 de dezembro deste ano. A sua intenção de deixar a agência, por motivos pessoais, já tinha sido antecipada pelo Tele.Síntese. Para o seu lugar o ministro Gilberto Kassab convidou o ex-ministro Juarez Quadros, que deverá aceitar a tarefa.

Rezende ficará na Anatel até 29 de agosto. Embora o executivo tenha recentemente provocado a ira dos consumidores por declarações polêmicas sobre a franquia de dados na internet, (questão que ainda não foi resolvida pela agência), sua atuação frente a Anatel foi pautada pela convicção da necessidade de baratear os serviços, ampliar a democracia interna e estimular a competição.

Sob a sua direção, a Anatel acabou o mercado cativo de TV paga,  as tarifas de interconexão das operadoras de celulares caíram mais de 90%, o que está provocando o efeito do fim dos “clubes exclusivos”. Também implementou a 4G no país, além de ter aberto as reuniões da própria diretoria da Anatel tornando as deliberações mais transparentes.

Juares Quadros

juarezqQuadros, sem trocadilhos, é um quadro do setor. Dirigente do ex Sistema Telebras, foi ministro das Comunicações no governo tucano. Tem um perfil mais conciliador e também não deixa de brigar pelo orçamento da instituição, o que pode ser um alento para a Anatel, que está quase fechando de inanição, por falta de recursos.

Forte crítico da atual gestão petista e do “intervencionismo” da agência nos negócios das empresas, Quadros poderá acelerar as desregulamentações que já começaram a ser elaboradas internamente.

Anterior MP e TSE planejam uso de biometria no governo federal
Próximos Anatel quer acabar com certificação de transmissor digital ponto a ponto

3 Comments

  1. Anonymous
    10 de agosto de 2016

    Já vai tarde…

  2. JOSE ROBERTO DE SOUZA PINTO
    11 de agosto de 2016

    Enfim, teremos um profissional competente para conduzir a ANATEL.
    Desejo boa sorte ao Quadros, pois a missão sem dúvida será árdua, mas os bons resultados vão aparecer.

  3. Desabafo
    9 de setembro de 2016

    Novos dias virão !!!
    Vale ressaltar que joao rezende defendeu a limitação da banda larga fixa. Com seguintes dizeres.
    1-As operadora educaram mau os usuários por vender internet ilimitada.
    R. Produto desde que chegou ao Brasil sempre foi ilimitado. Bastava pagar pela conexão o qual pagamos hoje voi lá internet. Franquia de dados e modinha!!!

    2- redes não suporta usuarios.
    R. Como os países de primeiro mundo suporta ? Ainda oferecem serviços superior. Como o Brasil evoluiu até hoje. Será que algum breve momento parou de evoluir ? Pois a receita com novos usuários não para de crescer a ponto de não comportar !!

    Pensamento viajante
    Eu sou a operadora …vamos criar pacotes de dados, pois a nossa rede não comporta !!! U.u a galera contratou $$$$$…minha rede nem travou …vamos melhorar a rede 4g turbo advanced!! Vamos continuar com a franquia $$$
    Cade o povo ??
    Todo mundo pendurado wifi grátis.
    Lógico que os magnatas não usa wifi grátis e coisa de pobre eles pagam contas de celular alto …. Afinal quer luxo paga …não é mesmo presidente da Telecom…. Lamburgni ou Mercedes de cartão pré pago !!!
    Voltando…
    Vamos limitar a rede banda larga fixa e a solução !!! U.u !!!!
    FELIZMENTE !!!! Nosso País tem pessoas serias e pensa em seus semelhantes ….e por isso que eu aínda não desisti daqui !!!
    Pergunta
    Pra que franquia de dados se já existe contingência de velocidade mínima contratada. (Sir) a internet não necessariamente trafega como o produto é anunciado. ( Por acaso as provedoras não está comportando a velocidade mínima e continua lançando produtos cada vez mais veloz)