IST subiu 0,22% em janeiro


Na primeira medição feita pela Anatel em 2007, o IST (Índice de Serviços de Telecomunicações) registrou alta de 0,22% em janeiro. No acumulado de 2006 o índice subiu 3,22%. O IST serve para o cálculo do reajuste das tarifas de telefonia e foi desenvolvido em conjunto pela agência e pelo IBGE para substitutir o IGP-DI. …

Na primeira medição feita pela Anatel em 2007, o IST (Índice de Serviços de Telecomunicações) registrou alta de 0,22% em janeiro. No acumulado de 2006 o índice subiu 3,22%.

O IST serve para o cálculo do reajuste das tarifas de telefonia e foi desenvolvido em conjunto pela agência e pelo IBGE para substitutir o IGP-DI. É composto por uma cesta de indicadores, na qual são incluídas as despesas das operadoras. O IPCA possui a participação mais relevante no índice (praticamente 46%).

No ano passado, o reajuste das tarifas locais das operadoras fixas foi negativo, pois contemplou um período de sete meses do IGP-DI em 2005 (-0,7%), somado à variação do IST dos cinco meses de 2006. Para 2007, o reajuste deve ser calculado com base nos sete últimos meses de 2006 (acumulado em 1,8%) e nos cinco primeiros meses de 2007, o que deverá resultar novamente em um reajuste reduzido, quando considerado o abatimento do fator de produtividade.

Da Redação

Anterior Anatel encontra problemas em documentos de habilitação da Unicel
Próximos Conteúdo: projetos de lei antagônicos, mas com os mesmos erros.